20/03/2018 às 19:15

Primeira infância é tema de conferência internacional em Brasília

Encontro propõe discutir políticas públicas e programas para o desenvolvimento adequado da criança nos seis primeiros anos de vida

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria do Trabalho do DF

Chefes de Estado, estudiosos de diversos países e organizações não governamentais (ONGs) participam em Brasília, até esta quarta-feira (21), da Conferência Internacional da 1ª Infância, que promove o intercâmbio de experiências mundiais na área do desenvolvimento infantil.

Aberto nesta terça-feira (20), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, o encontro contou com a presença do governo de Brasília, representado pela secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz.

[Olho texto='”Trata-se de uma idade em que, se a criança tiver os cuidados essenciais, ela se tornará um adulto mais desenvolvido e um ser humano completo”‘ assinatura=”Ilda Peliz, secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o tema O poder do investimento na primeira infância para o desenvolvimento com equidade, o seminário é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com a proposta de discutir políticas públicas para a fase que compreende os seis primeiros anos da criança.

Pesquisas de organismos internacionais mostram que esse período inicial da vida é o com maior janela de oportunidades para o desenvolvimento humano completo, informou Ilda.

“Trata-se de uma idade em que, segundo os estudos, se a criança tiver os cuidados essenciais, ela se tornará um adulto mais desenvolvido e um ser humano melhor”, destacou Ilda.

O governo de Brasília dedica atenção especial ao tema por meio do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Brasil, conforme a secretária do Trabalho, tem progredido nessa área de atuação, e entre as conquistas está a promulgação da Lei nº 13.257, conhecida como Marco Legal da Primeira infância.

A criação do programa Criança Feliz pelo governo federal, avalia ela, também reforça a implementação do marco legal.

O esforço é no sentido de quebrar o ciclo da pobreza, reduzir a violência e diminuir a evasão escolar, entre outros ganhos sociais.

O Criança Feliz tem como meta atender 4 milhões de crianças em todo o País, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família. Desde o lançamento, 300 mil foram alcançadas pelo projeto, em 2 mil dos cerca de 5 mil municípios brasileiros.