07/12/2018 às 09:42, atualizado em 07/12/2018 às 17:00

Corumbá: obras da Caesb estão 93% executadas

Quando concluído, sistema produtor terá capacidade para abastecer 2,5 milhões de pessoas de 9 regiões do DF e 4 municípios goianos. Nesta sexta (7), governador de Brasília vistoriou o andamento dos trabalhos em Valparaíso

Por Gabriella Julie, da Agência Brasília

Com capacidade para atender 2,5 milhões de pessoas, o Sistema Produtor Corumbá está com 93% das obras executadas. Para terminar a parte de responsabilidade do Distrito Federal, faltam a instalação de válvulas, a conclusão da linha de transmissão de energia (alta tensão) e o período de testes.

Com capacidade para atender 2,5 milhões de pessoas, o Sistema Produtor Corumbá está com 93% das obras executadas. Nesta sexta (7), governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhado do presidente da Caesb, Maurício Ludovice, vistoriou o andamento dos trabalhos em Valparaíso.

Com capacidade para atender 2,5 milhões de pessoas, o Sistema Produtor Corumbá está com 93% das obras executadas. Nesta sexta (7), governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhado do presidente da Caesb, Maurício Ludovice, vistoriou o andamento dos trabalhos em Valparaíso. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Fruto de consórcio entre o DF e Goiás, o sistema tem 50% de participação da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e 50% da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). Ao todo, o investimento soma R$ 540 milhões.

Nesta sexta-feira (7), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na Estação Elevatória de Valparaíso para vistoriar o andamento dos trabalhos. Esse ponto está com 92% dos serviços executados.

“É uma obra linda, que vai garantir segurança hídrica para toda população do Distrito Federal por muitos anos. A expectativa é que até fevereiro a parte da Caesb esteja pronta”, comemorou Rollemberg.

Entre este mês e fevereiro de 2019, deverão chegar as válvulas. As principais delas — que garantem os testes pré-operacionais — serão as primeiras a serem entregues em dezembro.

A obra é dividida em diversas estruturas e engloba os seguintes municípios goianos:

  • Abadiânia
  • Alexânia
  • Corumbá de Goiás
  • Luziânia
  • Novo Gama
  • Santo Antônio do Descoberto
  • Silvânia

O abastecimento separa-se em duas fases. Inicialmente, o projeto vai atender 1,3 milhão de pessoas com vazão de 2,8 mil litros por segundo. Mas ela poderá ser dobrada no futuro e chegar a 5,6 mil litros por segundo. Cada uma das unidades da Federação (DF e Goiás) ficará com metade do volume.

Maurício Luduvice, presidente da Caesb, ressalta a diferença de quatro anos atrás. “O que temos hoje é um sistema muito mais flexível e robusto, fundamental e diferente do que tínhamos. A flexibilidade operacional nos permite usar água do Descoberto, Bananal, Paranoá, Santa Maria, Lago Paranoá e, futuramente, aqui do Corumbá.”

A outorga concedida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) permite o teto de até 8 mil litros por segundo.

 

O ponto de captação do Reservatório de Corumbá 4 fica no município de Luziânia (GO). A área coberta pelo lago é de 173 quilômetros quadrados (km²). Nesse local, é recolhida a água bruta, e a execução cabe à Saneago.

A partir dessa etapa, a água passa por uma adutora, responsabilidade conjunta das duas companhias, e é levada até a Estação de Tratamento de Água em Valparaíso, construída pela Caesb.

Ainda em Valparaíso, encontra-se a Elevatória de Água Tratada. A partir desse ponto, até a distribuição para o sul do Distrito Federal, as obras são da Caesb e incluem uma adutora que liga o sistema até Santa Maria e outra até o Gama.

As regiões administrativas do DF a serem atendidas diretamente por Corumbá são:

  • Gama
  • Park Way
  • Parte do Riacho Fundo II
  • Santa Maria

Em seguida, com as obras de interligação, entrarão:

  • Águas Claras
  • Arniqueiras
  • Núcleo Bandeirante
  • Recanto das Emas
  • Taguatinga Sul

Quando elas forem concluídas, os Sistemas Descoberto e Torto-Santa Maria se complementarão.

Quatro municípios goianos do Entorno fecham a lista:

  • Cidade Ocidental
  • Luziânia
  • Novo Gama
  • Valparaíso

A previsão do consórcio é de colocar o sistema de captação e distribuição de água em funcionamento no primeiro semestre de 2019.

As obras sob responsabilidade da Saneago, a parte estrutural da estação de captação de água no Reservatório Corumbá 4, a estação elevatória e os 12,7 quilômetros de adutora estão 95% executados.

De acordo com a empresa, faltam a conclusão da linha de transmissão e a subestação elétrica, além de equipamentos de grande porte. A estimativa é que sejam instalados em janeiro.

Os estudos para a construção do sistema começaram em janeiro de 2006 e levaram quase dois anos até a entrega do projeto básico do reservatório, em novembro de 2007. A obra foi lançada entre Caesb e Saneago em 2011.

Desde então as intervenções sofreram duas paralisações. Na estação de tratamento de água em Valparaíso, os trabalhos foram interrompidos em 2014, após a empresa contratada pelo DF desistir da licitação, que precisou ser feita novamente. As atividades de responsabilidade da Caesb voltaram em 2015.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Um ano depois (2016), a Saneago suspendeu as atividades por suspeita de superfaturamento. Um acordo com os órgãos de transparência e empresas envolvidas foi firmado para que no ano seguinte os recursos do Ministério das Cidades voltassem a ser repassados para o estado goiano, que deu continuidade às obras.

Edição: Raquel Flores