18/02/2019 às 18:31, atualizado em 19/02/2019 às 11:13

GDF prepara pacote com 43 projetos de obras

Construção de calçadas, revitalização do Setor Hospitalar Sul e recuperação de tesourinhas estão entre as medidas prontas para sair do papel

Por Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha recebeu da Secretaria de Obras e Infraestrutura um pacote com 43 projetos de melhorias no Distrito Federal. Da construção de calçadas a reformas da ponte Costa e Silva e das tesourinhas do Plano Piloto, até a revitalização do Setor Hospitalar Sul, as medidas contemplam avanços de mobilidade e urbanização de Brasília e das 31 regiões administrativas. Algumas delas já foram, inclusive, licitadas e aguardam a captação de recursos para execução.

Os projetos foram aprovados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e apresentados ao governador pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior. De acordo com ele, Ibaneis quer dar agilidade à execução de projetos já aprovados e evitar que a burocracia e a demora em tirá-los do papel coloquem acabem os deixando defasados quando forem executados. “Há propostas ali aprovadas em 2015, quando as demandas planejadas eram outras. Isso não pode mais acontecer.”

Quatro projetos já estão com as obras aprovadas e licitadas aguardando apenas a captação de recursos: a revitalização das quadras comerciais da 511 e da 512 Sul, na W3 Sul; a construção de uma rota de fuga no Setor de Inflamáveis; a recuperação de dois viadutos nos eixos L e W Sul – na Galeria dos Estados; e a implantação de novas calçadas em diversas partes do Distrito Federal.

Desejo antigo
A requalificação das quadras da W3 – uma demanda antiga da cidade – faz parte de uma ação modelo feita em parceria do GDF om comerciantes da região. O governo será responsável pela revitalização de calçadas, readequação da iluminação pública e dos estacionamentos no canteiro da via, enquanto os lojistas se encarregarão de revitalizar a fachada das lojas. Já a construção de calçadas faz parte de uma ação para melhorar a mobilidade do cidadão.

Também fazem parte do pacote de projetos a revitalização do Setor de Rádio e TV Sul, do Setor Comercial Sul, a construção de rotas de acesso a escolas e a hospitais públicos do DF, a recuperação estrutural e a revitalização de todas as tesourinhas das Asa Sul e Norte e dos dois viadutos dos eixos L e W sobre a via N2. Estes dois últimos já foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal.