15/05/2019 às 17:13

AgroBrasília gera mais de 3 mil empregos temporários

Em sua 12ª edição, a Feira Internacional dos Cerrados deve gerar mais de R$1 bilhão em negócios

Por *Agência Brasília

12ª edição da Feira Internacional dos Cerrados, a AgroBrasília, que começou nesta terça-feira (14) na região do PAD/DF, é considerada um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. Ao todo são 480 empresas locais, nacionais e multinacionais que vão expor produtos, novas tecnologias, máquinas e equipamentos. Para funcionar, o evento precisou contratar pelo menos 3 mil pessoas para empregos temporários. A expectativa do setor é que as vendas superem a marca de um bilhão de reais alcançada no ano passado.

A maior parte da mão de obra contratada mora nas regiões vizinhas ao parque Ivaldo Cenci, onde a feira foi instalada. De acordo com a cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), organizadora do evento, os empregados ocupam funções como operador de máquinas, recepcionistas dos estandes e técnicos de manutenção.

Os produtores rurais e o público geral que visitarem a feira poderão conferir equipamentos de última geração como equipamentos para irrigação, além das últimas tecnologias destinadas à agricultura familiar.

O Conselho de Financiamento à Atividade Produtiva do Distrito Federal (Cofap), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aprovou uma resolução dispensando a apresentação de carta de anuência na compra de equipamentos financiados com recursos do FCO. A medida vai vigorar apenas durante a feira pretende simplificar o fechamento de negócios pelos empresários.

As atividades da feira ocorrem até o próximo sábado (18) na altura do km 05 da BR 251, sentido Brasília – Unaí – MG.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico