15/05/2019 às 17:26

Homeopatia traz benefícios na criação de galinhas caipiras

Tratamento livre de resíduos químicos proporciona controle das doenças de maneira natural e melhora produtividade

Por *Agência Brasília

A homeopatia é uma forma de tratamento alternativo que estimula o sistema de cura natural. E desde o final de 2018 a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) tem acompanho seu uso por dois criadores de galinhas caipiras. O objetivo é a avaliar seus efeitos e custos na produção.

Entre os benefícios observados até agora estão a melhor da qualidade dos ovos, com casca mais resistente e uniforme, melhor fecundação e eclosão (maior produção de pintinho), pintinhos mais sadios, bom desenvolvimento, resistência a doenças e ao estresse e permanência das aves no sistema de produção por mais semanas, com ovos de qualidade.

“A homeopatia veio para contribuir com o manejo sanitário, dando maior resistência aos animais, permitindo que eles corrijam seus próprios desequilíbrios”, diz a coordenadora do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Isabella Belo. A homeopatia é de baixo custo e favorece o aumento das defesas naturais do organismo dos animais, além de estimular o metabolismo, fazendo com que se desenvolvam com rapidez e uniformidade.

“Proporciona o controle das doenças de maneira natural e não agride o meio ambiente, pois é um tratamento livre de resíduos químicos, o que também traz benefícios ao consumidor”, diz Isabella.

Há 10 anos a produtora Massae Watanabe, da região de Ceilândia, utiliza produtos homeopáticos para o controle corporal, estresse, postura e vermes. “Tive poucos problemas sanitários com as aves e acredito que a homeopatia me ajuda nessas questões”, conta.

A homeopatia pode ser adicionada na ração e o custo é de aproximadamente R$ 3,60 por ave, durante um ciclo de produção de 96 semanas.

Na AgroBrasília 2019, será possível obter mais detalhes sobre o uso da homeopatia, no circuito da Agroecologia, no Espaço da Agricultura Familiar, até sábado (18). A Emater-DF participa da AgroBrasília em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Ceasa, órgãos que, juntos, integram o Sistema Agricultura do Distrito Federal.

*Com informações da Emater-DF