24/05/2019 às 20:08, atualizado em 26/05/2019 às 16:41

GDF lança mutirão de hidratação para pacientes com suspeita de dengue

Serão montadas tendas em seis cidades do DF, nas áreas das UBS. Elas vão funcionar todos os dias por três semanas

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal lança força-tarefa para tratar pacientes com suspeita de dengue por três semanas. Serão seis centros específicos de atendimento para agir de forma emergencial no principal fator de atenção imediata à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti: a hidratação. A ação tem início às 12h deste sábado (25), com tendas de Hospital de Campanha que começaram a ser montadas às 7h nas áreas das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Varjão, Candangolândia, Itapoã, Planaltina, Estrutural e Sobradinho II receberão as estruturas. Três ambulâncias serão disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF) para transportar pacientes mais graves. A corporação também vai alterar o protocolo de atendimento para dar prioridade aos casos de dengue — sem deixar de atender as demais ocorrências emergenciais.

Os centros funcionarão por três semanas, de domingo a domingo, das 7h às 19h. Depois disso, os pacientes serão atendidos nos hospitais. As Administrações Regionais também estão envolvidas, dando suporte operacional nas cidades.

A partir de agora, todos os pacientes com suspeita de dengue terão classificação de risco única em toda a rede de atenção de saúde pública. A medida evita retrabalho e maior espera dos pacientes entre as unidades. “Isso vai servir para determinação de fluxo dos pacientes com dengue. Neste momento, há necesside de atendimento de grande número de pacientes e vamos utilizar tendas disponibilizadas pelo Samu em seis localidades, classificadas de acordo com o índice epidemiológico”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Para o trabalho, são necessários sais de reidratação oral para o paciente levar para casa, soro fisiológico, insumos para aplicar o soro e medicamentos. Da cordo com Ricardo Ramos, subsecretário de Atenção Integral à Saúde, a hidratação é o principal tratamento inicial para a dengue, porque “no início da doença a principal repercussão é hemodinâmica”. O médico explica que, com a reposição de líquidos, é possível minimizar esses efeitos. “A desidratação pode piorar esse quadro.” Além disso, com a padronização da classificação de risco, o paciente que precisar ser encaminhado ao hospital não precisará passar por nova classificação para atendimento.

Dengue

O Protocolo de Manejo Clínico da Dengue é definido pelo Ministério da Saúde a partir dos sintomas apresentados. A pessoa tem suspeita de dengue se tiver febre persistente e mais dois sintomas, como dor no corpo, dor atrás dos olhos, vômito. Nesses casos, o paciente será acolhido e classificado em quatro grupos, que vão desde encaminhamento dentro da rede – hidratação oral e liberação – até necessidade de internação em virtude da gravidade do caso. Não é preciso teste rápido ou sorológico para iniciar o atendimento ao paciente, mas ele é necessário para dar continuidade ao tratamento.

“Para evitar a doença, tem que ter manejo ambiental, evitar água empoçada e focos de mosquito para que não prolifere. Se há suspeita, já pode começar a tratar em casa, mantendo a hidratação, e ir a uma UBS, que é porta de entrada para atendimento”, explica Ricardo, subsecretário de Atenção Integral à Saúde. Serão 36 pessoas trabalhando nessas unidades — 1 enfermeiro e mais cinco técnicos. Os profissionais interessados atenderão a uma circular da Secretaria de Saúde de convocação para crise.

Esses servidores terão o bônus de horas extras e atuarão fora do expediente. Mariana Rodrigues, subsecretária de Logística em Saúde da Secretaria de Saúde, garante que há recursos suficientes para viabilizar a força-tarefa e que serão distribuídos conforme necessidade apontada por cada unidade.

Confira a localização dos Centros de Hidratação:

Varjão
UBS 1 – Vila Varjão, quadra 5, nº 5, conjunto A, lote 17

Candangolândia
UBS 1 – Área Especial, quadra 5/7

Itapoã
UBS 1 – QD 378, Área Especial, Del Lago

Planaltina
UBS 4 – Quadra 18 conjunto H AE 1, St Residencial Leste, Buritis IV

Estrutural
UBS 1 – Área Especial 2, Avenida Central

Sobradinho II
UBS 2 – Rodovia DF-420, Setor de Mansões, n°1.