24/05/2019 às 19:48, atualizado em 25/05/2019 às 21:27

GDF Presente em Samambaia

População comemora presença do governo na cidade

Por Agência Brasília

A segunda semana de atividades do programa foi encerrada com um balanço positivo e aprovação da população de Samambaia. A cidade recebeu durante a semana as máquinas do GDF Presente para atender demandas como limpeza de ruas, retirada de entulho, galhos e troncos de árvores, além da operação tapa-buraco.

Samambaia integra – ao lado de Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga – o Polo Oeste do GDF Presente, onde se concentram mais de 1 milhão de habitantes. Segundo o coordenador do Polo Oeste, Elton Walcacer, as ações em Samambaia reforçam a prioridade do governador Ibaneis na solução das demandas dos moradores da região.

Pelas contas dele, somente nessa semana foram aplicadas mais de 50 toneladas de massa asfáltica em Samambaia. Elton explica ainda que a presença do GDF nas cidades está reforçando o sentimento de “acolhimento” na população. “O retorno da população está sendo muito bom. Durante as nossas intervenções, as pessoas agradecem e falam que há muito tempo o governo não vinha aqui”, afirma.

“Estou muito feliz com o governo, que está mandando arrumar nossas ruas. (Nossa cidade) Está ficando maravilhosa. Eu estava acabando com meu carro aqui na entrada, mas agora poderei passar tranquila. Parabéns ao Governo do Distrito Federal”, elogia Maria de Jesus Miranda, moradora da QR 114 da Samambaia. A programação das atividades no Polo Oeste terá sequência em Taguatinga, na semana que vem; e em Brazlândia, no início de junho.

Na quinta-feira (23), dentro do GDF Presente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou a obra de restauração do pavimento asfáltico da DF-087 (Estrada Parque Vale / EPVL), conhecida como Estrada do Jóquei. O investimento na obra será de R$ 6,2 milhões e beneficiará cerca de 80 mil motoristas de Vicente Pires, Águas Claras, Guará, Taguatinga, Ceilândia e Estrutural que trafegam pela via diariamente. Para reforçar o trabalho, o DER recebeu 39 equipamentos novos.

História
O GDF Presente iniciou as atividades no dia 13 de maio. O eixo de atuação do programa está baseado nos resultados do SOS DF, que organizou forças-tarefas para solucionar de forma imediata os problemas emergenciais nas cidades. A ideia do governo agora é descentralizar as ações de forma a agilizar a solução das demandas da população e das administrações regionais.

Para cumprir o planejamento, foram criadas sete Unidades de Planejamento Territorial (UPT). Os Polos, como são chamados, receberam 122 equipamentos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para atender as demandas e as ações começaram nas três áreas que mais têm reclamações da população, conforme levantamentos realizados pela Ouvidoria e nas redes sociais: Polo Oeste, Polo Sul (Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Santa Maria) e Polo Norte (Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II).

Outros quatro Polos serão ativados na sequência. A área rural também foi contemplada e dispõe de uma unidade própria, com equipamentos da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).