23/08/2019 às 19:58, atualizado em 23/08/2019 às 20:46

Ações do GDF Presente beneficiam comunidade do Plano Piloto

Esforço concentrado de trabalhos foi lançado em 7 de agosto na Região Administrativa I

Por Ramíla Moura *

GDF Presente faz ações nas regiões administrativas por uma semana, mas no Plano Piloto a ação durou 15 dias devido à extensão da área e a complexidade dos serviços | Fotos: Emanuelle Sena, Sebastião Pinheiro e Rubinho da Geob

Rastelagem, recolhimento de lixo verde, limpeza de entulho e boca de lobo, afofamento de areia, pintura de parquinhos e de meios-fios foram algumas das ações realizadas nas últimas duas semanas no Plano Piloto, por meio do programa GDF Presente. O esforço concentrado de trabalhos foi lançado em 7 de agosto na Região Administrativa I (RA-I).

Ao presenciar as ações de manutenção, Aderval Costa, morador do bloco A da quadra 712 Norte, disse que o trabalho proporcionado pelo GDF Presente dá mais qualidade de vida para a população em geral. “Em frente à minha quadra tem esse parquinho e estou vendo a equipe da Administração do Plano Piloto dando uma limpeza geral, arrumando, ajeitando tudo. Não tem como não ficar contente com isso”, festejou Aderval.

Aderval destaca também o impacto positivo das melhorias para vizinhos e moradores de quadras próximas, e demonstra gratidão aos bravos trabalhadores envolvidos nas obras. “A equipe faz o trabalho, mas não vê a felicidade das crianças brincando no parquinho, na área limpa e organizada”, pontuou.

Pintura de meios-fios está entre os diversos serviços do GDF Presente

O tenente-coronel Ribeiro, do 1º Grupamento de Bombeiro Militar de Brasília, na Vila Planalto, considerou fundamental a ação de pintura de meios-fios feita pela equipe de obras e manutenção da RA-I. “Nesse período de seca minha equipe atua constantemente no combate aos incêndios. Se a administração não tivesse feito esse trabalho eu teria que deslocar soldados para fazer, comprometendo outros serviços emergenciais”, enfatizou.

“Fiquei muito feliz com as ações do GDF Presente na RA-I. Nesses 15 dias conseguimos atender muitas demandas da comunidade de forma mais rápida, com a integração dos órgãos e com mais maquinários disponíveis”, comemorou a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Integração

No programa GDF Presente o objetivo é responder às demandas das comunidades das regiões administrativas de forma integrada por uma semana, mas no Plano Piloto a ação durou 15 dias. Secretário de Governo e coordenador do programa, José Humberto Pires explicou que “a Região Administrativa I/Plano Piloto é ampla e as necessidades são grandes. Por isso o período de permanência do GDF Presente na região foi maior”.

A fala foi proferida durante o lançamento do programa, em 7 de agosto. José Humberto destacou ainda que o principal ponto a ser ressaltado no programa é a integração de toda a equipe para responder às demandas da comunidade.

Entrequadra 110/111 Norte teve o campinho revitalizado e, no domingo seguinte à reforma, recebeu um campeonato de futsal infantil

Para o presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN), Sérgio Bueno, a iniciativa das ações integradas de obras coordenadas pela Administração Regional do Plano Piloto foi fundamental nas quadras da Asa Norte. “Temos quadras de moradia que foram construídas na época de fundação de Brasília e mesmo as mais recentes carecem de serviços de manutenção. A realização de projetos de ação integradas ajudam muito nessa recuperação”, atestou.

A quadra 716 Norte, por exemplo, recebeu ações de limpeza de lixo verde e de boca de lobo e pintura de meios-fios, demandas muito solicitadas pelos moradores da quadra. Já as quadras 705 e 716 Sul contaram com serviços de rastelamento e afofamento de areia em parquinhos, além de recolhimento de lixo verde. Na Vila Telebrasília teve limpeza de entulho e, na Granja do Torto, ação de limpeza geral na região.

A 110/111 Norte teve a quadra de esportes revitalizada e pintada e recebeu um campeonato de futsal infantil no domingo seguinte à reforma. Para a prefeita da SQN 210, Maria Goreti de Lima, “a conservação das quadras, sua limpeza e manutenção são fatores fundamentais para a preservação do bem estar e da qualidade de vida dos moradores da Asa Norte”.

O GDF Presente retorna à Região Administrativa I/Plano Piloto a cada cinco semanas. Além das localidades citadas na matéria, diversas outras áreas já foram beneficiadas pelo GDF Presente no Plano Piloto (veja mais fotos aqui).

 

* Da Administração Regional do Plano Piloto