09/10/2019 às 12:43, atualizado em 10/10/2019 às 13:36

Programa que combate violência contra mulheres e meninas é lançado no Paranoá

Criado em parceria com o Fundo de População da ONU, o programa-piloto do GDF mobilizará a comunidade para combater as diversas formas de violência

Por Agência Brasília *

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, durante o lançamento do programa Jornada Zero: “Não aceitaremos nada menos que uma cidade livre de violência doméstica como nossa meta mobilizadora” | Foto: Marcos Paixão / Ascom Paranoá

 

A Secretaria da Mulher e diversos órgãos do Governo do Distrito Federal lançaram, nesta terça-feira (8), no Paranoá, o programa Jornada Zero Violência Contra Mulheres e Meninas. O evento reuniu mais de cem pessoas no auditório da administração regional.

O administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, falou sobre a importância de levar esse debate para as regiões administrativas do Distrito Federal. “É chegada a hora de trabalhar pela vida das mulheres da nossa cidade”, pontuou. A secretária da Mulher e idealizadora do programa, Ericka Filippelli, foi a responsável por apresentar a estratégia. “Precisamos trilhar uma jornada juntos, para combatermos diariamente todos os tipos de violência contra a mulher”, afirmou. “O Jornada Zero é um percurso com começo, meio e fim e não aceitaremos nada menos que uma cidade livre de violência doméstica como nossa meta mobilizadora”. 

O GDF está unido para combater os números de feminicídio e violência doméstica e está à disposição da comunidade para palestras, debates, dúvidas e sugestões neste enfrentamento, ressaltou Ericka Filippelli. De acordo com a secretária, os parceiros do projeto irão entregar materiais de apoio em locais públicos e privados, e percorrerão a cidade para falar sobre o programa e atrair multiplicadores. “É preciso que toda a comunidade conheça os equipamentos públicos que atendem vítimas de violência”, concluiu a secretária da Mulher.

Direitos humanos


Nair Souza, do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA), parceiro da Secretaria da Mulher na implementação do programa, disse que a violência contra mulheres e meninas é a violação de direitos humanos mais difundida no mundo, além de ser grave problema de saúde pública, que ocorre em diversas classes sociais, das mais variadas formas. “É preciso buscar o fortalecimento das instituições e serviços do Estado e a falta de informação da população é um problema. Estamos juntos do GDF para cumprir o papel de informar e conversar com cada um e cada uma”, disse a representante da ONU.

A delegada-chefe da 6ª Delegacia de Polícia, Jane Klebia, falou da importância do Jornada, que, segundo ela, é uma pedra inicial na construção de um movimento que busca a justiça, o respeito e a vida plena para as mulheres. “Precisamos juntar forças para levar o discurso de enfrentamento à violência contra as mulheres para toda a sociedade”, afirmou.  Também participaram do evento a desembargadora do TJDFT Ana Maria Amarante Brito,  Juciara Rodrigues, da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o secretário-executivo da Casa Civil, Bruno Sigmaringa, além de outros representantes do GDF.

Várias ações estão programadas para o mês de outubro, como caminhadas, distribuição de cartazes informativos, palestras, cursos e uma jornada lúdica nos equipamentos de cuidado e acolhimento às vítimas de violência da cidade. Além disso, os moradores serão convidados a dar um abraço simbólico na Região Administrativa do Paranoá, que acolheu o programa. 

* Com informações da Secretaria da Mulher