10/10/2019 às 10:32, atualizado em 10/10/2019 às 10:33

Hospital de Planaltina ganha nova estrutura nas enfermarias

Ambiente está mais agradável e seguro para pacientes e profissionais

Por Agência Brasília *

O Hospital Regional de Planaltina recebeu, nesta quarta-feira (9), nova estrutura nas enfermarias de internação do hospital, melhoria afeta diretamente a qualidade da assistência prestada à população. 

Os leitos das enfermarias – com uma estrutura antiga e já deteriorada – passaram por uma manutenção, nos últimos 20 dias, que trouxe um ambiente melhor e de maior segurança para pacientes e profissionais.

Foto: Mariana Raphael/Saúde-DF

“As enfermarias eram antigas, estavam com pisos e banheiros quebrados, e com a área de preparo de medicação inadequada, chegando até a receber multas”, ressaltou a superintendente da Região de Saúde Norte, Sabrina Gadelha. 

Na revitalização, foi investido o valor de R$ 100.639,00, que possibilitou a manutenção de 32 leitos, sendo seis de UTI, três de enfermaria, seis de clínicas cirúrgicas, 14 de ortopedia e três leitos pediátricos.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou que a orientação do governador Ibaneis é de visitar os hospitais e as unidades de saúde. “E então, observar o que precisa ser feito para, então, fazermos as entregas e atender melhor a população”.

O titular da pasta também falou sobre a importância dessa manutenção para a melhor atuação dos profissionais e, consequentemente, o atendimento aos pacientes. “As condições sanitárias não eram as ideais para fazer o atendimento desses pacientes. Os próprios colegas de trabalho tinham a dificuldade de executar da melhor forma suas demandas”, disse ele. 

“Assim, com um ambiente totalmente remodelado, com pisos novos e com bancadas especiais para o preparo das medicações, fica tudo muito mais agradável para quem trabalha e, principalmente, para os pacientes que estão aqui internados”.

A manutenção predial era necessária para adequar as enfermarias às normas sanitárias, conforme ressaltou Ricardo Tavares, subsecretário de Atenção Integral à Saúde.

As obras também contemplaram a troca de todas as luminárias e fiação na área externa, bem como da tubulação, piso e portas, recuperação dos banheiros, manutenção de toda rede de incêndio, banheiros, copa e depósito, além da pintura.

O deputado distrital Claudio Abrantes esteve no hospital durante a entrega e expressou o desejo de destinar emenda parlamentar para a construção de um edifício anexo ao hospital com leitos de UTI e para as obras de uma unidade básica de saúde no Vale do Amanhecer.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF