11/10/2019 às 18:05

Dia das Crianças: festa no Parque da Cidade marca fim da Vem Brincar Comigo

Campanha que arrecadou mais de 30 mil livros e brinquedos celebra feriado (de graça e aberto ao público) com meninada de entidades contempladas por doações

Por Da Agência Brasília *

O estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck será tomado neste sábado (12) por uma série de atividades lúdicas e infantis. O evento marcará o encerramento da campanha do Governo do Distrito Federal (GDF) Vem Brincar Comigo. 

A ação mobilizada pela primeira-dama, Mayara Noronha, arrecadou mais de 30 mil itens, entre brinquedos e livros infantis, que serão doados a mais de 140 instituições de todas as regiões administrativas – não serão feitas entregas no dia da festa.

O objetivo da festa é também promover atividades lúdicas, dando a oportunidade de lazer e sociabilidade educativa, estimulando a autoestima infantil e evidenciando os direitos e deveres da criança.

Pelo menos seis secretarias de Estado, cinco órgãos públicos do Distrito Federal e um do governo federal desenvolverão atividades para instruir e entreter as crianças, a partir das 9h. Oficinas de brinquedos recicláveis e de higiene bucal, brincadeiras populares, jogos desportivos, pinturas, distribuição de pipas, kits de escovação e exposição de efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros são algumas das ações programadas. 

Ensinando a fazer lanches
A Emater-DF, por exemplo, organizou uma maneira diferente de celebrar o Dia das Crianças: uma oficina de preparo de saladas de frutas e sanduíches naturais voltada para a garotada. O evento ocorrerá no estande da Emater-DF, de 9h às 13h. Haverá brincadeiras, exposições para as crianças.

Foto: Emater-DF

Segundo o técnico em agroindústria Paulo Álvares, as oficinas vão apresentar formas práticas de preparar saladas de frutas e sanduíches naturais. “Nossa ideia é mostrar que uma alimentação sadia é fácil de fazer e saborosa, ao contrário do que a maioria das crianças pode pensar”, diz. 

Ainda de acordo com ele, esse tipo de iniciativa desperta nas crianças curiosidade sobre uma alimentação mais saudável. “Com essa atividade, pretendemos incentivar as boas práticas alimentares com preparo de alimentos gostosos, saudáveis e fáceis de fazer.”

Além das oficinas, a programação inclui leitura de histórias, atividades de educação ambiental, pintura e desenhos e um jogo interativo, também com a temática da educação ambiental. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na hora. Para participar, as crianças deverão estar acompanhadas de um responsável.

Água da Caesb
Já a Caesb encerrará no Parque da Cidade as ações realizadas com crianças ao longo da semana como parte do Projeto Golfinho. O programa de responsabilidade social da empresa que desde 2011 proporciona atividades lúdicas a 400 crianças e adolescentes nos núcleos de Ceilândia, Itapoã e Israel Pinheiro.

As crianças atendidas pela ação serão levadas ao Parque, onde  profissionais do Projeto Golfinho realizarão atividades educativas em parceria. O Expresso Ambiental, ônibus-maquete de 6 metros que apresenta todo o Ciclo do Saneamento da Caesb, estará lá.

Uma unidade móvel da companhia, com capacidade para 5 mil litros, estará no local para distribuir água potável à população. Mas não será apenas lá. Para matar a sede da criançada, que vai se divertir em diferentes pontos do Distrito Federal, a Caesb vai disponibilizar 20 mil litros de água para eventos em 14 regiões administrativas. Com unidades móveis ou copinhos de água envasada, a Companhia vai garantir o fornecimento em locais de grande concentração, como o Zoológico e o Taguaparque.

Secretarias e órgãos
Fazem parte do encerramento da campanha Vem Brincar Comigo no Parque da Cidade as secretarias de Saúde, da Mulher, de Justiça e Cidadania, de Educação, de Agricultura e de Secretaria de Segurança Pública – por meio do Corpo Bombeiros, da Polícia Militar e do Detran. 

As empresas públicas envolvidas são a Caesb, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) e a Emater. Empresa Brasileira de Comunicação terá um estande de atividades e as 32 administrações regionais darão suporte ao evento.