20/04/2020 às 14:31, atualizado em 22/04/2020 às 10:13

Iluminação da Praça dos Três Poderes será revitalizada

O investimento é de R$ 240 mil mil e faz parte da comemoração dos 60 anos de Brasília

Por Agência Brasília *

Em comemoração aos 60 anos de Brasília, a Secretaria de Obras autorizou a revitalização da iluminação da Praça dos Três Poderes, importante ponto turístico da cidade. Serão investidos R$ 237.603,62 para a instalação de 40 projetores LED que vão iluminar o Museu Histórico de Brasília, os Candangos, o Marco Brasília e o Pombal. Os serviços serão executados pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

“A Praça dos Três Poderes é um dos mais belos cartões postais da cidade. Há muito abandonada, nada mais justo do que presenteá-la como iluminação nova, mais moderna, eficiente e econômica”, destaca o Secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Além da Praça, estamos revitalizando a iluminação dos Apóstolos da Catedral e de outros monumentos da cidade”, acrescenta.

“Desde o primeiro dia de gestão, o GDF tem investido na melhoria da iluminação pública da cidade. Os recursos arrecadados com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) presente na conta de luz de cada cidadão são reinvestidos na melhoria da iluminação pública e no pagamento do consumo do parque de iluminação da cidade”, ressalta Carlos Eduardo de Oliveira Gomes, chefe da Assessoria de Gestão de Iluminação Pública da secretaria de Obras do GDF.

A instalação de projetores na Praça dos Três Poderes é uma medida que vem somar ao projeto de revitalização de toda a área central de Brasília. O presidente da CEB, Edison Garcia, reforça que essa é uma demanda relevante da Companhia. “Desde o ano passado, a CEB, a Secretaria de Obras e o GDF somam esforços para iluminar os pontos turísticos da nossa capital. Além do Jardim das Palmeiras Imperiais e a Praça dos Ipês, a fachada do Supremo Tribunal Federal e a Estátua de Têmis também foram revitalizadas”, relembra Garcia. 

Para ele, a instalação dos novos projetores vai reforçar a iluminação do local. “A Praça dos Três Poderes é um símbolo da nação brasileira e ficará ainda mais valorizada e, consequentemente, mais segura com uma maior luminosidade no local”, finalizou.

* Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura