01/06/2020 às 17:19, atualizado em 01/06/2020 às 17:28

Domicílios com equipamentos de saúde têm preferência na CEB

Em momentos de queda de energia, programa Cliente Sobrevida dá prioridade a quem utiliza, em casa, aparelhos de preservação vital

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Respiradores utilizados em casa: cliente da CEB pode requerer prioridade | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Era noite de sexta-feira quando a energia elétrica caiu no condomínio onde Cláudio José Carmona mora, no Lago Sul. Com um aparato de home care para atender a sogra que passa por tratamento de saúde, o aposentado acionou imediatamente a CEB. O tempo que o equipamento suportava sem recarga não chegava a três horas, o que exigiria levar a moradora a um hospital caso o serviço não fosse restabelecido. Em menos de 40 minutos,  a energia na casa de Cláudio José voltou.

A agilidade e a prioridade no atendimento de residências que possuem equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da saúde, são a premissa do Cliente Sobrevida. O programa desenvolvido pela CEB é direcionado a domicílios em que há moradores dependentes de aparelhos abastecidos por energia elétrica.

Prioridade à sobrevivência

De acordo com o artigo 27 da Resolução Normativa nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o cliente cadastrado no programa da CEB é aquele que utiliza equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência humana dentro de casa. Monitores de parâmetros vitais, aparelhos para diálise manual e automatizada, para ventilação mecânica, ventiladores mecânicos, concentradores de oxigênio e aspiradores elétricos de secreções são alguns exemplos deles.

“No caso de aparelhos como respiradores, ventiladores mecânicos e oxímetros portáteis, é fundamental que o abastecimento de energia não seja interrompido por muito tempo; daí a importância de priorizar esse tipo de chamado em áreas onde houver interrupção do serviço”, explica o diretor de Atendimento ao Cliente e Tecnologia da Informação da CEB, Gustavo Alvares.

Como se cadastrar

Para configurar situação de prioridade, é preciso que o cliente seja cadastrado no programa. Todo o procedimento e a solicitação do cadastro podem ser feitos pela Agência Virtual da CEB.

O consumidor deve preencher um formulário contendo dados do paciente, da unidade consumidora de energia e do equipamento vital utilizado. Com o cadastro preenchido, é preciso que a veracidade das informações seja atestada com a assinatura do médico responsável pelo acompanhamento do paciente. “O procedimento de cadastramento é simples, e o resultado na agilidade foi muito eficaz”, conta Cláudio José Carmona, dias depois de ter acionado o serviço.

Desconto na tarifa

Consumidores que cadastraram seus equipamentos vitais cadastrados na CEB e que façam parte do Cadastro Único para programas sociais dos governos federal ou do DF têm uma outra vantagem: se cumprirem os critérios necessários como beneficiários desses programas, podem ainda solicitar a inclusão da unidade consumidora na Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá desconto na fatura. “Não basta apenas ter o equipamento vital; as condições para obter esse desconto na conta de luz são cumulativas”, avisa Gustavo Alvares.