03/06/2020 às 19:07, atualizado em 04/06/2020 às 14:48

Caesb vai distribuir aproximadamente 12 mil itens de higiene pessoal

Material foi arrecadado durante campanha solidária para famílias do DF em situação de vulnerabilidade social. Objetivo é combater o coronavírus

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Nesta quinta-feira (4), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começa a distribuir os quase 12 mil itens de higiene pessoal arrecadados durante a campanha solidária. Foram doados barras de sabão e sabonetes. Lançado no dia 5 de maio, o projeto tem como objetivo ajudar famílias vulneráveis a garantir a prevenc?a?o e evitar o conta?gio pelo novo coronavi?rus.

Foram recebidas muitas doações de pessoas físicas e empresas voluntárias que apoiam e entendem que ac?o?es de solidariedade são de grande importância neste momento de pandemia.

Entre os doadores estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, a Mirante Incorporac?o?es, que ja? doou 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, além de pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.

Os primeiros itens de higiene pessoal arrecadados serão doados para 250 crianças e adolescentes inscritos no Projeto Golfinho, com idades entre 6 e 16 anos, do Itapoã e do Paranoá. Os kits individuais contêm um pacote com 12 unidades de sabonete e 10 barras de sabão.

“Uma das formas de prevenção à pandemia é a higienização. Doar material de limpeza para higienização dessas famílias que muitas vezes não têm condição é muito gratificante e deixa as crianças felizes, além de evitar a contaminação pelo vírus. Agora as crianças estão em casa, sem poder participar do projeto Golfinho que as oferece suporte. É uma ajuda necessária neste momento”, explicou Nívia Pedrosa de Oliveira, Gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.

Doações recebidas a partir de agora serão destinadas para as quase 200 crianças e adolescentes de Ceilândia. Incluindo os familiares, a ação pode beneficiar um pu?blico de ao menos 1,5 mil moradores de Ceila?ndia, Itapoa? e Paranoa?, regio?es onde ha? vulnerabilidade social.

A meta inicial é arrecadar ao menos 20 mil unidades de sabonetes e sabão em barra. Mas, este é só o começo. A campanha solidária continuará recebendo as doações nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na Secretaria de Comunicação do DF (no Palácio do Buriti) e na sede do Biotic.

Quem quiser pode participar das entregas em ac?a?o alternada para na?o haver aglomerac?a?o de pessoas. Neste momento, os cuidados com a higiene pessoal podem salvar vidas. Ajude doando sabonete e/ou sabão em barra.

Projeto Golfinho

Por prestar um servic?o essencial a? populac?a?o, como o fornecimento de a?gua de qualidade e o tratamento de esgoto, a Caesb na?o paralisou os seus servic?os, mas precisou suspender algumas atividades. Entre elas, o Projeto Golfinho, onde os jovens têm aulas de natac?a?o, futebol, participam de jogos lu?dicos e recebem apoio pedago?gico para atividades escolares, ale?m de aprenderem sobre educac?a?o ambiental. Sem as atividades, as crianc?as e os adolescentes precisam ficar em casa.

A Caesb entende que a higiene pessoal deve ser reforc?ada, principalmente neste momento de prevenção da COVID-19.

Onde entregar as doac?o?es

  • Sede da Caesb (Lotes 13 / 21 – Centro de Gesta?o de A?guas Emendadas, Av. Sibipiruna – A?guas Claras)
  • Unidade da Caesb no SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1)
  • Secretaria de Comunicação do DF (Portaria do Palácio do Buriti, Térreo)
  • Biotic (Parque Tecnológico de Brasília, Lote 4, Edifício de Governança, Bloco “B”, 2º Andar, entre o Parque Nacional e a Granja do Torto)

Mais informações

Quem quiser participar da campanha e não puder levar a doação até um dos pontos, pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Caesb pelo número 3213-7117 ou pelo e-mail ascom@caesb.df.gov.br.

*Com informações Caesb