20/06/2020 às 16:57

Quadra modelo de Brasília, 308 Sul é roteiro da Live Tour da Setur-DF

Visita realizada com guia de turismo foi acompanhada por internautas de vários países

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Projeto urbanístico de Lucio Costa, paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, Igrejinha e Escola Parque de Oscar Niemeyer. Uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo que reúne num só endereço a assinatura dos homens que tornaram Brasília única. A Live Tour deste sábado (20) levou brasilienses e moradores de outros estados e países para um passeio pela quadra modelo da cidade, a superquadra sul 308, em um dia com céu azul e ipês floridos.

Fundada em 1962, a quadra segue todos os padrões imaginados no plano original e tem a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos moradores. A ideia era reunir, nas proximidades, os serviços necessários à comunidade local. O modelo original é o conjunto que reúne as quadras SQS 107, 108, 307 e 308, um verdadeiro sítio histórico onde é possível percorrer a superquadra modelo, a Igrejinha, o Cine Brasília, o Clube Vizinhança, a biblioteca, as escolas e o Espaço Cultural Renato Russo. Com a sua funcionalidade e beleza, a superquadra modelo é um ícone da cidade.

Live foi conduzida pelo guia de turismo Lucio Montiel e contou com comentários empolgados com a beleza e importância da superquadra 308 Sul. Foto: Reprodução/Internet

O guia de turismo Lucio Montiel conduziu a visita, que começou na tradicional Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha. Foi projetada por Oscar Niemeyer em 1958 e seu inusitado formato foi inspirado em um chapéu de freira. A fachada da Igrejinha exibe a mais conhecida obra de Athos Bulcão, o painel de azulejos que simboliza a pomba do Espírito Santo descendo à Terra e a Estrela da Natividade. O interior do templo é revestido por ilustrações do renomado artista plástico local Francisco Galeno. Devido à sua importância histórica e arquitetônica, a Igrejinha foi tombada em 2007 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

“É fantástico poder mostrar Brasília e os seus encantos. É importante mostrar como as pessoas vivem a cidade, os seus moradores. A ideia é sair do Eixo Monumental e ir para a escala residencial”, reforçou Lucio.

Em seguida, o bloco B da 308 Sul foi apresentado como um exemplo da influência da arquitetura modernista. Lucio Costa aplicou os princípios básicos do movimento, como a fachada do prédio limpa, com vidros e elementos coloridos. A parte de trás dos prédios é ocupada por charmosos cobogós. E, claro, os famosos pilotis – outra marca registrada da arquitetura modernista e tradicionais em Brasília, fizeram parte do tour. Os prédios são dos arquitetos Sérgio Rocha e Marcelo Campelo, que fez também os azulejos.

A Escola Parque e Escola Classe também compõe a quadra residencial com o intuito de oferecer o modelo de ensino integral pensado por Anísio Teixeira. Ao lado, fica o Parque do Serpentário, projeto por Burle Marx. A quadra ainda conta com o jardim de infância, que recebeu a visita da rainha Elizabeth II do Reino Unido, em 1968.

Outro componente importante é o espelho-d’água com carpas ornamentais, que compõem o paisagismo projeto por Burle Marx. “É um ponto comunitário da quadra e é o mais visitado. É a única quadra residencial que possui um lago como esse”, explicou Lucio. Outro ponto importante e repleto de árvores é o Parque dos Cogumelos, também projetado por Burle Marx.

“Esse espaço marcou gerações. Muitas crianças vêm subir nas árvores para se divertirem. Temos uma qualidade de vida muito alta. A proposta de Lucio Costa deu certo e criou esse estilo de vida”, complementou o guia de turismo. O passeio ainda parou na banca de jornal do Seu Lorival, o primeiro jornaleiro da cidade, localizada na quadra que fica ao lado, na 108 Sul.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

“O projeto Live Tour Brasília ressignifica os pontos turísticos e a história da nossa cidade. Além disso, promove o trabalhos dos guias de turismo, profissionais que merecem todo o nosso reconhecimento”, conclui a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Para o prefeito da 308 sul, Fernando Bassit Lameiro da Costa, a quadra modelo não poderia ficar de fora da websérie da Setur. “Nos orgulhamos da conversão do patrimônio contido na quadra. Seu valor cultural e potencial turístico são imensos. É preciso preservar esse patrimônio””, disse.

“Achei interessante a inovação de mostrar a cidade por meio de um órgão do governo de uma forma tão direta. Fiquei empolgado com a proposta. Como representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF vemos como algo muito benéfico, estamos mostrando a cidade e o espaço público”, disse Daniel Mangabeira, que acompanhou a live pelo Instagram.

Confira a live completa no Instagram @seturdf

*Com informações da Secretaria de Turismo