03/07/2020 às 19:27, atualizado em 03/07/2020 às 21:07

GDF Presente recolhe 23 mil toneladas de lixo em Planaltina

Uma das funções do programa que percorre o DF é deixar as cidades mais limpas, com coleta de inservíveis em locais irregulares

Por Jéssica Antunes e Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação

Em todo o mês de junho, foram retiradas 81 caçambas de entulho no SIA, o equivalente a 484 toneladas, ao todo. Foto: Divulgação

Pelas ruas do Distrito Federal, o programa GDF Presente tem a missão de dar agilidade às soluções de demandas que chegam às administrações regionais. Uma das funções é deixar as cidades mais limpas, com recolhimento de lixo e entulhos. Em Planaltina, foram quase 23 mil toneladas em seis meses. No Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), foram mais 400 toneladas em junho. E, em Sobradinho II, foram 120 toneladas nesta sexta-feira (3).  

Quase todas as áreas de transbordo irregular identificadas pela Administração Regional de Planaltina foram limpas, especialmente no acesso entre a quadra 6 da Vila Buritis e Arapoanga, Jardim Roriz, Vale do Amanhecer, entrada da cidade e Setor Residencial Leste. De janeiro a junho, foi recolhido volume suficiente para preencher seis piscinas olímpicas, por exemplo. 

Segundo o administrador regional Célio Rodrigues, as máquinas descentralizadas pelo GDF Presente ajudam na execução das ações mais rapidamente. “É um trabalho complicado, ficamos à mercê da população fazer o descarte correto, mas nem todos têm consciência”, alerta o gestor. Ele lembra dos riscos que isso pode levar à saúde.  “Juntar lixo pode provocar doenças, vai desde a proliferação de animais peçonhentos até o acúmulo de água”, explica. 

As ações de limpeza ocorrem em todas as regiões administrativas. Em todo o mês de junho, foram retiradas 81 caçambas de entulho no SIA, o equivalente a 484 toneladas, ao todo. Administradora regional, Luana Machado diz que a equipe de obras do órgão faz mapeamento das localidades com mais problemas para que os serviços sejam executados. Apenas nesta sexta-feira (3), foram 280 toneladas recolhidas no Setor de Aschagas. 

Também teve limpeza no SCIA/Estrutural. Nesta semana, mais de 247 toneladas de inservíveis foram retiradas de locais irregulares. Os serviços foram executados na Chácara Santa Luzia, Parque Urbano, Setores Oeste e Leste e na Cidade do Automóvel. De acordo com o administrador regional Gustavo Cunha, o órgão atua de forma constante na cidade, mas a presença do programa na região permite aumento no volume de recolhimentos. 

Fim do cronograma em Sobradinho II 

Esta sexta-feira (3) também marcou o último dia de ações do GDF Presente em Sobradinho II, com encerramento do cronograma semanal de limpeza, poda de árvores, instalação de meios-fios, além de recuperação e manutenção de estradas rurais. Nesta sexta, equipes do Polo Norte do programa retiraram 120 toneladas de lixo de uma área de 1,5 mil metros em frente ao Polo de Cinema e Vídeo. A ação foi conjunta com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). 

Mas não foi só isso. Passaram por inspeção e limpeza 14 paradas de ônibus localizadas às margens da  DF-420. A medida remove focos de bichos e vetores de doenças, como do mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela -, baratas, ratos e até escorpiões. 

Moradora da cidade desde a infância, a pedagoga Letícia Oliveira, 38 anos, aponta a importância de a região receber serviços de manutenção. “A população tem que colaborar, mas é bom ver o governo cuidando do lugar que a gente mora”, diz. O programa estacionou na cidade na terça-feira (30/6). Em quatro dias, 432 toneladas de entulho foram recolhidas. 

Foto: Divulgação

Ação do GDF Presente tapou buracos em quadras do Setor Leste, no Gama. Foto: Divulgação

Tapa-buraco no Gama 

Moradores de quatro quadras do Gama agora contam com pistas melhores. Na última semana, o GDF Presente, em parceria com a Administração Regional, utilizou 65 toneladas de massa asfáltica para cobertura de buracos nas quadras 4 e 10 do Setor Sul e nas 24/28 e 21 do Setor Leste. 

“Com certeza, a cidade precisava de uma melhoria no asfalto”, afirma o comerciante Luis Henrique Dias, 30 anos. Morador do Gama desde criança, ele celebra as melhorias na vizinhança. “Algumas dessas ruas estavam intransitáveis por causa dos muitos buracos nas pistas. Agora, pelo menos, temos o direito de ir e vir com tranquilidade garantido”, diz.