10/07/2020 às 18:46, atualizado em 11/07/2020 às 09:37

GDF Presente recolhe mais de 24 toneladas de entulho no Guará

Ação integrada do programa na cidade encerrou a semana de trabalhos com limpeza de toneladas de lixo, entulhos, inservíveis e galhos

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Quem passar pelo Guará no fim de semana vai reparar: a cidade está mais limpa. A região administrativa foi sede do mutirão de ações do GDF Presente, que encerrou os trabalhos com recolhimento de mais de 24 toneladas de lixo, entulho, inservíveis e galhos de árvores nesta sexta-feira (10). Em cinco dias, as ruas deixaram de ter 11.689 quilos de materiais descartados irregularmente.

Foram 20.125 quilos oneladas de entulhos recolhidos somente nesta sexta em limpeza geral em área de transbordo no Setor de Oficinas (SOF) Sul do Guará, onde também foram removidos 55 pneus jogados irregularmente naquela área.

Nas avenidas Contorno e Central, as equipes do GDF Presente, em apoio à administração regional, fizeram a coleta de outros 4.458 quilos toneladas de inservíveis. 

“Há uma importância significativa nesse tipo de serviço: evita doenças e a proliferação de animais peçonhentos e mosquitos como o da dengue”, afirma a administradora regional do Guará, Luciane Quintana. Ela conta que, nesse período de pandemia, em que as pessoas estão mais em casa, houve aumento na produção de lixo. “Tem que combater ainda mais.” Em toda a semana, as ações somam 80 toneladas recolhidas. 

Além disso, as equipes finalizaram o cronograma de cobertura de buracos e melhoria das vias. Nesta sexta, foram oito toneladas de massa asfáltica utilizadas na operação tapa-buracos na QE 38 e QI 12. Esta frente também foi atacada diretamente pela força-tarefa e somou 26,2 mil toneladas de massa asfáltica usadas desde segunda-feira.  

“A participação do GDF Presente nas ações da cidade é excelente. É um braço que tem resultado bastante importante, reforça nosso trabalho, traz visibilidade e agiliza a solução de demandas que chegam via ouvidoria”, afirma a administradora, Luciane Quintana. De acordo com ela, os principais pedidos cadastrados envolvem justamente tapa-buracos e limpezas. 

Morador do Guará há 50 anos, o Francisco Xavier de Castro é daqueles envolvidos com a gestão da cidade. Como líder comunitário da QI 2, ele encabeça as aberturas de ordens de serviço junto à administração. “Temos sido atendidos a contento. Fizeram serviço de tapa-buraco e todo mundo ficou feliz, entre outras coisas solicitadas”, conta. Ele reconhece que caminhões de coleta de lixo e entulho passam de forma constante. “Temos trabalhado pela conscientização dos moradores”, revela o aposentado de 62 anos. 

Limpeza no Pontão do Lago Sul 

Nesta sexta (10), o Polo Central Adjacente I chegou ao Lago Sul. Logo no primeiro dia, fez uma faxina no Pontão do Lago Sul. As equipes fizeram limpeza completa nas calçadas e no pier, com lavagem das sujeiras deixadas pelas capivaras, retirada de ramas que cresciam na redondeza.  

A estudante Ingrid Nascimento, 22 anos, é frequentadora assídua do espaço, onde costuma fazer caminhadas.“Acho importante que esse tipo de serviço seja executado para manter o espaço sempre em ordem. Bom ver que o governo se preocupa com isso, já que esse local é público”, opina.  

“O GDF Presente é um programa ágil, que permite que possamos atuar em diversas frentes de uma só vez”, entende o administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro Neto. De acordo com ele, o programa permite priorizar as demandas próprias da comunidade. “Assim dá visibilidade às ações do governo em nossa região administrativa”, emenda. 

Ainda na região central, o túnel que dá acesso ao aeroporto recebeu serviços de roçagem e o trabalho de limpeza dos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Planalto entrou em fase final, com execução da sinalização do estacionamento.

Mais buracos tapados no Gama

 O Polo Sul do GDF Presente também encerrou a força-tarefa no Gama.

Nesta sexta, foram 14 toneladas de massa asfáltica utilizadas para melhoria das pistas com cobertura de buracos nas quadras 25 e 26 do Setor Leste. A demanda foi feita por moradores, que apontaram situação crítica para trânsito na região. 

Administradora Regional do Gama, Joseane Feitosa valoriza o reforço do GDF Presente na cidade. “É uma força-tarefa que permite aumentar a capacidade de serviços e agir de forma mais rápida, com aumento do volume de massa asfáltica e mais maquinário para atuar nas demandas que a administração já faz no cotidiano”, diz.