04/08/2020 às 18:45, atualizado em 05/08/2020 às 15:25

GDF Presente atua nas estradas rurais do Gama

Terraplanagem visa auxiliar linhas de ônibus escolares que circulam na região; espelhos d’água da Praça do Buriti são vistoriados

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O GDF Presente chegou em uma das maiores regiões agrícolas do DF: o Polo Sul do programa está na área rural do Gama para atender as diversas demandas dos moradores da região. Os trabalhos nesta terça-feira (4) se concentraram nas estradas rurais da área conhecida como Ponte Alta Sul.

As equipes do programa executaram serviço de terraplanagem, técnica que consiste em aplainar e aterrar um terreno. De acordo com a administração regional, o trabalho será efetuado em todas as estradas rurais por onde passam linhas de ônibus escolares, para deixar as vias preparadas para o período chuvoso.

O serviço foi comemorado pelo presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Ponte Alta, Antônio Francisco Costa de Pinho. “Essa era uma demanda antiga da comunidade, sempre era feito de pouco em pouco e nunca terminava. Vamos aproveitar o período da seca para finalizar este importante trabalho, agradeço muito ao GDF porque a gente já vem nessa luta há muitos anos”, ressalta.

A administradora regional do Gama, Joseane Feitosa, destaca a importância da presença e da parceria que a comunidade tem com o GDF para levar melhorias às regiões administrativas: “O Antônio é um parceiro da cidade, sempre está nos indicando o que a população está pedindo. É se fazendo parcerias, ouvindo as pessoas, que conseguiremos resolver as necessidades da comunidade”.

Ao longo dos próximos dias, o Polo Sul do GDF Presente, em parceria com a Administração Regional do Gama, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), vai levar uma força-tarefa da operação tapa-buracos para as ruas da cidade, pintar meios-fios, faixas de pedestres e pistas de rolagem, além de instalar dois contêineres papa-lixo – um em Olhos d’Água e outro na Ponte Alta.

Combate à dengue e limpeza na Praça do Buriti

Um dos locais mais conhecidos do Plano Piloto recebeu a visita do GDF Presente nesta terça (4): o Polo Central Adjacente I, juntamente com a Vigilância Ambiental, esteve presente na Praça do Buriti para checar se os espelhos d’água do local seriam possíveis focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

“No momento da vistoria, não foi encontrado nenhum foco larvário no local. O que tem lá são muitos girinos, eles ficam nadando e as pessoas podem ter pensado que eram larvas do mosquito transmissor da dengue”, explica a chefe substituta do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental Norte, Ana Maria Guedes.

Nesta quarta (5), o Polo Central Adjacente I do GDF Presente voltará na Praça do Buriti para realizar uma limpeza geral, tanto nos espelhos d’água quanto nas áreas adjacentes.

Melhorias no SCIA e na Estrutural

As equipes do Polo Central do GDF Presente estão no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e na Cidade Estrutural, e nesta terça (4) realizaram diversos trabalhos pelas ruas da região administrativa.

Cerca de 10 toneladas de entulhos e inservíveis foram recolhidos na quadra 4 do Setor Leste e ao lado da EC 01 do Setor Central.

Na quadra 9 do SCIA, um quebra-molas foi instalado em uma via movimentada, enquanto as quadras 13 e 15 receberam operação tapa-buracos. Nos três serviços, quase oito toneladas de massa asfáltica foram utilizadas. Além disso, paradas de ônibus foram limpas e sanitizadas.