Trabalho marca o início do Programa Brasília, Cidade Parque

" /> Trabalho marca o início do Programa Brasília, Cidade Parque

">

15/07/2011 às 03:00

Governador inaugura obras do Parque da Asa Sul

Trabalho marca o início do Programa Brasília, Cidade Parque

Por


. Foto: Roberto Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, iniciaram na manhã desta sexta-feira as obras de revitalização e de infraestrutura do Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, na 614 Sul. Essa ação marca a abertura do Programa Brasília, Cidade Parque, lançado pelo governador durante as celebrações do Dia do Meio Ambiente, em junho.

“Estamos apenas iniciando um sonho. Ao assinar o decreto, no Dia do Meio Ambiente, sinalizamos que vamos recuperar todos os parques do DF”, afirmou o governador.

A meta do Brasília, Cidade Parque é revitalizar os 68 parques do Distrito Federal e 22 unidades de conservação, por meio de parcerias com empresas e instituições. Serão aplicados os recursos previstos, por lei, como compensação ambiental a serem cobrados das empresas responsáveis por diversos empreendimentos no DF. Ou seja, verba que deve ser aplicada na recuperação de áreas degradadas e que sofreram alteração por conta de obras em andamento.

No caso do Parque da Asa Sul, o GDF conta com a parceria dos institutos de Educação Superior de Brasília (Iesb), de Permacultura (Ipoema) e Holístico de Brasília. A gestão do parque continuará a cargo do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram), com a participação da sociedade, o que consolidará a cultura sustentável de preservação.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, o início das obras refletem a consolidação do projeto original de Brasília, pois era desejo do urbanista Lúcio Costa ter uma capital repleta de verde. “Os parques são as praias em Brasília”, comentou o secretário.

Ao parabenizar a comunidade pela persistência na defesa do Parque da Asa Sul, o senador Rodrigo Rollemberg lembrou que a área já foi ameaçada pela construção de um empreendimento imobiliário. A obra foi impedida após uma ação parlamentar, que, posteriormente, deu origem à lei que determinou a criação do Parque da Asa Sul.

Novas unidades – O Parque de Uso Múltiplo fica na 614 Sul, L2 Sul, área nobre de Brasília. Mesmo assim, o descaso de vários anos permitiu que o local fosse invadido, alvo de construções irregulares e tomado por usuários de drogas, mato e lixo. Agora, o GDF começa a transformar o parque em uma área com segurança, lazer e qualidade de vida, evitando o abandono e o mau uso.

O local, que já conta com nascentes e lagoa naturais, ganhará quadras poliesportivas, pistas de cooper, centros de multiuso, espaços de convivência e guaritas projetadas pelo arquiteto Paulo Zimbres, que também concebeu as instalações de todas as unidades do IESB. O projeto do Parque da Asa Sul deve ser reproduzido em 16 parques que o GDF entregará, por ano, aos moradores do Distrito Federal.

Segundo o governador Agnelo Queiroz, a próxima área a ser recuperada é o Parque Ecológico Ezequias Heringer, no Guará, que também sofre ameaças como invasões e acúmulo de mato, lixo e entulho. Também serão revitalizados os parques Três Meninas, em Samambaia, e o de Águas Claras, entre outros.

Para tanto, além do IESB, devem-se tornar parceiros do Brasília, Cidade Parque instituições de ensino como o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e a UPIS – Faculdades integradas. Na recuperação do Parque Ezequias Heringer, está prevista parceria com a empresa JC Gontijo, que tem dívidas de compensações ambientais a serem pagas ao Estado.

Participaram ainda da solenidade de hoje, entre outras autoridades, os secretários Particular do governador, Bolivar Rocha; de Obras, Luiz Pitiman, e da Criança, Deoclécio Machado; a chefe de gabinete da Secretaria de Publicidade, Sueli de Roure; os presidentes do Ibram, Moacir Bueno; da Terracap, Maurício Canovas; do Conselho de Governo do DF, Roberto Wagner, e do Serviço de Limpeza Urbana, João Monteiro Neto; o deputado distrital Joe Valle; os administradores Regionais de Brasília, José Messias de Souza, e do Lago Sul, Abdon Henrique, além de prefeitos de quadra, lideranças comunitárias, moradores da região e equipes das entidades parceiras do empreendimento.