Alunos de cursos de idiomas fazem workshop em eventos esportivos para receber as delegações com qualidade

" /> Alunos de cursos de idiomas fazem workshop em eventos esportivos para receber as delegações com qualidade

">

18/07/2011 às 03:00

Voluntários se preparam para a Copa

Alunos de cursos de idiomas fazem workshop em eventos esportivos para receber as delegações com qualidade

Por

Alunos do projeto Um Gol de Educação aproveitaram a Copa Internacional de Vôlei, em Brasília, para treinarem a fluência em diversos idiomas visando a Copa 2014.  Eles foram voluntários na recepção às delegações estrangeiras do Peru, Itália e Japão. A competição foi realizada no ginásio Nilson Nelson entre os dias 14 e 16.

O projeto é do Centro Interescolar de Língua (CIL), da Secretaria de Educação, e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte.  O objetivo é formar, ao longo dos próximos quatro anos, estudantes para atuar como voluntários na recepção a visitantes estrangeiros que vierem a Capital para o mundial de futebol. “Não adianta esses voluntários terem o conhecimento pleno dos idiomas se não entendem as regras e a parte cerimonial dos jogos internacionais. Essa prática vai fazer com que nosso atendimento aos turistas seja exemplar”, avalia o secretário de Esporte, Célio René.

Jonathan Volpato, 18 anos, diz que o projeto é uma “mão na roda” para aqueles que não têm a oportunidade de treinar a conversação do idioma periodicamente. “O projeto une o útil ao agradável. É uma oportunidade muito boa para quem gosta de esportes e quer treinar seu idioma”, afirma o aluno. Ele está terminando o curso de inglês e faz também  francês. Até  2014 pretende estar com  fluência nos dois idiomas para ajudar os estrangeiros.

Participam do projeto alunos matriculados nos níveis básicos dos cursos de Inglês, Francês e Espanhol em uma das oito escolas públicas de línguas do DF.  O projeto oferece ainda aulas de geografia, história, cultura e costumes para que os alunos possam não só ficar no âmbito formal, e sim conversar sobre diversos temas que englobam a língua estudada.

A preparação para ser voluntário na Copa não fica só em Brasília. Outros alunos viajaram para o Rio de Janeiro, onde ocorrem os 5º Jogos Mundiais Militares até o dia 24 deste mês. O evento reúne cerca de 8 mil participantes vindos de mais de 100 países.

FONTE: ASCOM/Secretaria de Esporte