A meta do Qualificopa é capacitar, até 2014, aproximadamente 10 mil trabalhadores por ano no setor de prestação de serviços

" /> A meta do Qualificopa é capacitar, até 2014, aproximadamente 10 mil trabalhadores por ano no setor de prestação de serviços

">

16/08/2011 às 03:00

Copa: governador lança programa de qualificação profissional

A meta do Qualificopa é capacitar, até 2014, aproximadamente 10 mil trabalhadores por ano no setor de prestação de serviços

Por

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, lançou na tarde desta terça-feira o Qualificopa ¯ programa de qualificação profissional e social que vai oferecer cursos de formação e capacitação no setor de prestação de serviços, como hoteleiro, turístico e gastronômico, a milhares de pessoas em todo o DF até a Copa do Mundo de 2014. Além de ser uma das cidades-sede do evento, Brasília é candidata a receber a abertura do mundial.

O objetivo do Qualificopa é melhorar a qualidade dos serviços prestados no DF, qualificar os trabalhadores para atender a demanda dos setores econômicos, diminuir a taxa de desemprego, aumentar a geração de emprego e renda e criar a cultura de qualificação profissional permanente. A meta é dar oportunidade aos trabalhadores de atualizar seus conhecimentos para que possam entrar, retornar ou se fortalecer no mercado de trabalho.

“Esse programa oferecerá oportunidade de qualificação para 2 mil pessoas ainda este ano”, afirmou o governador. “A bagagem que vamos oferecer por intermédio do Qualificopa será um diferencial enorme, que vai abrir muitas portas, e contará também com um grande esforço de todos os envolvidos, inclusive os cidadãos”, acrescentou Agnelo Queiroz.

Neste ano, serão oferecidas 2 mil vagas, em sete cursos: assistente administrativo (336 vagas), camareiro (336 vagas), webdesigner (168 vagas), garçom (448 vagas), operador de rede e teleprocessamento(168 vagas), promotor de vendas (336 vagas) e supervisor de hospedagem (280 vagas). O GDF irá investir, nesta primeira etapa, R$ 2 milhões. A partir de 2012, o Qualificopa deve capacitar mais de 10 mil trabalhadores por ano, até a Copa do Mundo.

O secretário de Trabalho do DF, Glauco Rojas, explicou que “o Qualificopa é um conjunto de iniciativas de qualificação profissional, que utiliza a realização da Copa do Mundo como um estímulo cívico.” O secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, também participou do lançamento do programa.

De acordo com o governador, após a realização dos grandes eventos esportivos programados para o Distrito Federal, os trabalhadores terão condições de continuar no mercado de trabalho, consolidando um verdadeiro legado humano, que vai além das obras de infraestrutura. “Boa parte dessa mão-de-obra qualificada poderá trabalhar no Parque Tecnológico Capital Digital. Não se trata de uma ação pontual, mas de um investimento para qualificar nosso povo, dialogando com a indústria, o comércio e entidades como o Sistema S”, concluiu Agnelo Queiroz.

Cumprindo cronogramas

Em 19 de julho, o governador Agnelo Queiroz se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e com o subsecretário de Trabalho do DF, Washington Luiz, para tratar da parceria no programa de qualificação de trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014.

À época, o governador do DF anunciou que o Qualificopa seria lançado em meados deste mês. Comprovando o comprometimento do Governo do Distrito Federal em cumprir metas e cronogramas para o mundial de futebol, as inscrições para a primeira etapa do Qualificopa começam nesta quarta-feira (17/8) e vão até 24 de agosto, nas Agências do Trabalhador, das 8hàs 18h.

Para participar, o candidato deve ser morador do DF, ter 18 anos e a escolaridade exigida pelo curso. Para se inscrever é preciso levar cópias e originais dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência no DF e certificado de escolaridade.

O resultado dos selecionados será divulgado no site (www.trabalho.df.gov.br) e nas Agências do Trabalhador. As aulas da primeira turma começam em 5 de setembro e da segunda em 31 de outubro. Os cursos desta primeira etapa serão realizados em Taguatinga e no Plano Piloto. Todos os alunos receberão vale-transporte, uniforme, material didático e lanche.