Governador Agnelo Queiroz destacou compromisso do Governo do Distrito Federal com a transparência e o combate à corrupção

" /> Governador Agnelo Queiroz destacou compromisso do Governo do Distrito Federal com a transparência e o combate à corrupção

">

17/08/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Encontro nacional sobre controle interno

Governador Agnelo Queiroz destacou compromisso do Governo do Distrito Federal com a transparência e o combate à corrupção

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manhã desta quarta-feira da abertura do VII Encontro Nacional dos Órgãos de Controle Interno, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), traz neste ano o tema Transparência Pública e Participação Social e será realizado entre os dias 17 a 19 de agosto.

A realização do encontro converge com as prioridades do atual governo: “transparência e combate à corrupção, estabelecimento de padrões éticos e estimulo ao controle social”, como ressaltou Agnelo Queiroz. O governador destacou que desde o início de sua gestão foram rastreados quase R$ 1 bilhão em desvios relacionados à Operação Caixa de Pandora, deflagrada pela Polícia Federal, e que os responsáveis pelo escândalo estão sendo punidos.

No último dia 11 de agosto, lembrou o governador, o GDF divulgou a lista de empresas de informática envolvidas no esquema e consideradas inidôneas. A partir da divulgação, elas ficaram proibidas de fazer qualquer tipo de contrato com o governo local, com a União, estados ou municípios. São elas: LINKNET, PATAMAR (atual ENTERPRICE), ADLER e CAPBRASIL, além da empresa de engenharia DANLUZ, considerada inidônea anteriormente.

“Nosso primeiro passo foi a criação da Secretaria de Transparência e Controle e do portal de Transparência. Ainda no início do nosso governo reduzimos o número de cargos comissionados e criamos um plano de combate à corrupção” declarou Agnelo Queiroz. “Estamos apurando e punindo todos que fizeram parte da Caixa de Pandora. Estamos fazendo um grande esforço para dar transparência às ações do GDF. Este encontro é uma importante contribuição para o crescimento do país”, acrescentou o governador.

Na mesa de honra, ao lado de Agnelo Queiroz, estavam o secretário de Transparência e Controle, Carlos Higino; a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Marli Vinhadeli; o ministro-chefe da Corregedoria Geral da União (CGU), Jorge Hage; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e a presidente do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci), Rosa Maria Barros Tenório.

Integração – Os encontros nacionais dos órgãos de controle interno têm por objetivo discutir e trocar experiências, além de promover a integração entre todos os órgãos de controle de gastos públicos atuantes no Brasil. O secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal, Carlos Higino, lembrou das dificuldades enfrentadas pelo DF nos últimos anos, causadas pelos casos de corrupção em gestões anteriores.

“Nenhuma unidade da Federação sofreu mais com a corrupção do que o Distrito Federação. Por isso, é uma honra sediar aqui esse encontro”, declarou o secretário, que afirmou que a atual gestão aumentará o controle eficiente e justo no DF, além de ter total interesse em que os gastos sejam acompanhados de perto pela sociedade.

A presidente do TCDF, Marli Vinhadeli, foi enfática ao declarar a importância do esforço empreendido pelo GDF no combate à corrupção e no controle dos gastos públicos. “O governador Agnelo Queiroz representa novos tempos para a administração governamental”, concordou o presidente do TCU, Benjamin Zymler.

O presidente do TCU também pediu insistência e maior interação entre as redes de controle e fiscalização, transparência para todas as instâncias, informatização e acesso aos bancos de dados, que levem à busca por indícios de fraudes. “Devemos promover o controle social com apoio dos cidadãos, mas eles vão somente até certo ponto. Por isso, nós devemos aperfeiçoar esse controle”, concluiu Zymler.

Participam do encontro servidores e auditores das secretarias de Estado de Transparência, Fazenda e Planejamento do Distrito Federal, além de servidores e representantes dos estados e municípios integrantes do (Conaci). Ao todo, quase 300 pessoas de todas as unidades da Federação debatem o assunto no Centro de Convenções.

Para ver a programação completa do evento, acesse:

www.stc.df.gov.br/Conaci/Programacao.aspx

00014365