Começam as plenárias para a construção coletiva das diretrizes e bases da Escola do Cerrado

" />  

 

Começam as plenárias para a construção coletiva das diretrizes e bases da Escola do Cerrado

">

17/08/2011 às 03:00

Escola do Cerrado

 

 

Começam as plenárias para a construção coletiva das diretrizes e bases da Escola do Cerrado

Por

Secretaria de Educação

Nesta quarta-feira, dia 17/08, acontecerá a primeira plenária para a construção das diretrizes e bases da Escola do Cerrado. Todas as regionais de ensino serão chamadas a debater, a refletir e a propor um novo currículo para a educação do DF. A SEDF inaugura, assim, uma forma democrática de construção do currículo, reconhecendo os profissionais da educação como sujeitos que pensam e fazem a educação acontecer, o que é um diferencial importante, haja vista que nos últimos anos prevaleceu a construção de pacotes e de kits pedagógicos elaborados por consultores e empresas privadas, sendo os profissionais da educação vistos apenas como executores desses programas.

A construção democrática da Escola do Cerrado busca romper com a dicotomia que separa o pensar do agir, pois a SEDF compreende o currículo escolar como o instrumento responsável pela construção de identidades e de visão de mundo dos sujeitos sociais. Para a SEDF, o currículo escolar não se reduz a um documento estático, mas é algo em movimento, é construção coletiva que deve considerar os contextos sociais, culturais, a realidade dos estudantes, dos profissionais da educação e a construção de saberes significativos para a transformação da realidade social.

O currículo escolar é mais do que conteúdo aprendido, ele se refere às relações sociais vividas no interior da escola, ao conjunto de valores que cercam nossas vidas. Dessa forma, o currículo é o coração da escola, por meio dele podemos formar o homem máquina, insensível, individualista, competitivo e sem compromisso com a vida em comunidade ou ajudar a formar seres humanos éticos, solidários, comprometidos com a o respeito aos direitos humanos, a diversidade e com a transformação da realidade social. A SEDF aposta na segunda opção. Veja o cronograma das plenárias:

PLENÁRIAS – DATAS E ENDEREÇOS

 

Data

Local e endereços

17/08/2011

Plenária – DREs – Gama e Santa Maria
End. CEM 01 – Entrequadras 18/21
Gama Leste

24/08/2011

Plenária – DREs – Ceilândia e Brazlândia
QN 31 Área Especial BCDE
IESB – Ceilândia Norte

31/08/2011

Plenária – DREs – Sobradinho e Planaltina
Quadra 13 – Área Especial
Igreja Imaculada Conceição
Sobradinho

14/09/2011

Plenária – DREs – Plano Piloto, Guará e Núcleo Bandeirante
Local a confirmar

21/09/2011

Plenária – DREs – Recanto das Emas e Samambaia
Local a confirmar

28/09/2011

Plenária – DREs – Paranoá e São Sebastião
ESAF – km 4 – Lago Sul
Estrada Brasília/Unaí

05/10/2011

Plenária –DREs – Taguatinga
Centro Cultural – Taguaparque – Pistão Norte