Agnelo Queiroz participou da reinauguração da unidade, na entrequadra da 208/408 Norte. Governador também destacou principais diretrizes na área da Saúde

" /> Agnelo Queiroz participou da reinauguração da unidade, na entrequadra da 208/408 Norte. Governador também destacou principais diretrizes na área da Saúde

">

17/08/2011 às 03:00

GDF entrega reforma de Centro de Saúde 12

Agnelo Queiroz participou da reinauguração da unidade, na entrequadra da 208/408 Norte. Governador também destacou principais diretrizes na área da Saúde

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governador Agnelo Queiroz reinaugurou nesta quarta-feira (17/8) o Centro de Saúde de Brasília (CSB) número 12, na entrequadra 208/408, na Asa Norte. O CSB 12 foi inaugurado há 30 anos e essa foi a primeira reforma, que custou aos cofres do GDF à quantia de R$ 980 mil. Mais tarde, o governador fez uma análise das principais diretrizes do governo para a recuperação da Saúde Pública no DF.

“Esse tipo de equipamento é fundamental para a ampliação do serviço de atenção primária e, consequentemente, para o nosso objetivo de mudar o modelo da saúde pública no Distrito Federal”, disse o governador. Para ele, a expansão do atendimento básico precisa vir acompanhada de ações que esclareçam ao público que tipo de serviço procurar. “Conseguiremos desafogar os hospitais, os pronto-socorros, desde que as pessoas sem problemas de saúde graves procurem essas unidades de atendimento primário, que estamos melhorando”, acrescentou Agnelo Queiroz.

Com novo visual, o Centro 12 tem 729 m² de área construída e oferecerá melhores condições de atendimento, nas três especialidades já oferecidas anteriormente – pediatria, ginecologia e odontologia –, além de uma nova especialidade: clínica médica. Ao todo, são 15 consultórios. Quatro para pediatria, dois para ginecologia, um para odontologia, três de clínica médica, salas de triagem pediátrica e de ginecologia, sala de material esterilizado, expurgo, almoxarifado, cozinha com gás encanado, salas de vacina e nebulização, enfermagem, banheiros femininos e masculinos, sala para lavar pés do diabético, farmácia, laboratório, local de escovação dentária e salas de acolhimento da mulher e da criança, todas com ar condicionado.

O secretário Rafael Barbosa destacou que todas as melhorias fazem parte dos compromissos assumidos pelo governador Agnelo Queiroz, ainda durante a campanha eleitoral. “A reestruturação da parte física da rede pública de saúde, que todos já podemos notar, é um dos nossos compromissos. Com as melhorias, nos aproximamos da nossa meta de aumentar a assistência básica de saúde de 16% para 50%, até o ano que vem”, explicou o secretário.

O Distrito Federal tem hoje 65 centros de saúde e 46 postos de saúde. Ainda de acordo com o secretário Rafael Barbosa, a meta da Secretaria de Saúde é verificar quais deles precisam de reformas e realizar todas as obras até 2012.

Prontuários eletrônicos – A identificação do paciente e a marcação de consultas serão informatizadas, com substituição do prontuário manual pelo eletrônico, a exemplo do que já ocorre nas demais unidades de saúde. Segundo o administrador do Centro, Carlos Toledo, o atendimento diário poderá ultrapassar 60 pacientes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. “As condições de trabalho vão melhorar assim como a assistência aos usuários do SUS, pois recuperamos as instalações para oferecer conforto aos pacientes que procuram atendimento”.

Comunidade – A prefeita da superquadra 407 Norte, Rose D’Carmo, fez questão de agradecer pessoalmente ao governador Agnelo Queiroz a reforma do CSB 12. “Nossa comunidade está muito feliz, satisfeita e grata a esse governo pela melhoria aqui no centro de saúde”, comemorou.

Também estiveram presentes à entrega da reforma do CSB 12, entre outras autoridades, os secretários de Estado de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, e de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Bernardo Augusto; o diretor da Regional Norte de Saúde, Paulo Feitosa; o administrador de Brasília, José Messias de Souza; o deputado distrital e presidente do PT-DF, Wasny de Roure; a gerente do CSB 12, Nilmara Ferreira, e o primeiro funcionário do CSB 12, Crisanto Pereira Neto.

Confira abaixo os principais pontos da entrevista do governador Agnelo Queiroz:

Qual a importância da reinauguração desse centro de saúde na Asa Norte?

É a recuperação e o fortalecimento da atenção básica à saúde aqui na região. O centro é importante, porque vai ter essas áreas básicas todas: ginecologia, pediatria, odontologia e agora clínica médica. Obviamente que, ao garantir ao cidadão o acesso à atenção básica, marcar sua consulta e ter acompanhamento, estamos evitando que ele se desloque para um pronto-socorro, que não é o lugar adequado. É mais um equipamento que restabelece o caminho correto de acesso ao sistema de saúde, que é a atenção básica. É uma conquista entregar esse equipamento à comunidade, porque a comunidade merece. Esse Centro foi inaugurado há 30 anos e essa é a primeira reforma profunda, até mesmo nas suas estruturas elétrica e hidráulica, o que durou um período longo – oito meses. O Centro tem agora melhores condições de atender a comunidade aqui da Asa Norte.

O senhor encontrou um verdadeiro caos na saúde. O que melhorou no governo Agnelo Queiroz?

A situação que nós encontramos nos fez decretar estado de emergência na saúde, que estava com uma rede desabastecida. Iniciamos todo um processo de recuperação da parte física. Aqui é um caso. Agora estamos começando a colher tudo o que fizemos nesse período, como uma estrutura física melhor. Houve também a contratação de pessoal. São mais de 3 mil profissionais. Já imaginou o que é, num período tão curto como esse, ter mais 3 mil profissionais na rede e ainda está faltando gente. Imagine qual era a situação desse sistema. Fizemos concurso público para a área de saúde, já chamamos um número grande de profissionais e agora vamos investir mais neles e prosseguir com as reformas e a construção de novas unidades básicas, e ampliar o número de UPAs. Esse é um processo que não é possível realizar do dia para a noite, porque envolve tanto a parte física quanto a parte de contratação. Vamos levar até o final do próximo ano para que as áreas física e humana estejam bem instaladas e tenhamos dedicação exclusiva ao bom funcionamento do sistema, à gestão, à qualificação dos profissionais, à motivação dos profissionais. É uma luta permanente, que vamos ter que fazer, mas acho que nessa fase temos que cumprir esse caminho que já percorremos e ainda há muito que percorrer.

Como está a questão dos elevadores dos hospitais do Distrito Federal?

Essa é apenas uma das áreas que demonstra o estado de absoluto abandono em que encontramos nossa saúde pública, porque sem o elevador num hospital de vários andares, como você conduz um paciente? Pela escada? É uma situação dramática. Então, já adquirimos um primeiro lote, por meio de um pregão. A empresa tem um prazo para entregar, mas está adquirido, com um contrato de manutenção junto, para que esse equipamento novo se mantenha conservado ao logo de muitos anos. Esses elevadores serão instalados nos hospitais de Samambaia, Gama, Taguatinga – que é um caso gravíssimo, porque são duas unidades mistas – e Ceilândia. O estado de deteriorização da rede é tão grande, que nosso trabalho vai continuar, até o total restabelecimento da estrutura física da rede pública de saúde.

Como está o projeto para a informatização dos prontuários?

Essa é uma das grandes metas para melhorar a gestão e o atendimento. Estamos digitalizando todos os prontuários e estamos nos dedicando para, no menor tempo possível, fazer a informatização de todo o sistema. No futuro, em qualquer unidade, o paciente terá à disposição seu prontuário. Isso vai dar uma grande agilidade ao atendimento. Atualmente, 70% dos prontuários já estão digitalizados, mas isso tem de ser um processo contínuo, até atingir a totalidade, que virá acompanhada do próprio cartão de saúde. Vamos dar toda estrutura, para que o paciente tenha completo conforto e o profissional que o atende possa, em qualquer lugar, inclusive numa emergência, acessar o prontuário dele e saber a história pregressa desse paciente rapidamente. Essa é a parte de investimento, de informatização da rede, que é indispensável para termos o controle total da gestão. Pode até haver uma resistência ou outra, mas isso será pontual, porque essa medida vai aumentar nossa eficiência e permitir melhor controle dos gastos.

00014385