A expectativa é imunizar 30 mil cães e gatos a partir de dois meses de idade na zona rural do DF. Postos atendem neste sábado.

" /> A expectativa é imunizar 30 mil cães e gatos a partir de dois meses de idade na zona rural do DF. Postos atendem neste sábado.

">

18/08/2011 às 03:00

Vacinação antirrábica

A expectativa é imunizar 30 mil cães e gatos a partir de dois meses de idade na zona rural do DF. Postos atendem neste sábado.

Por

Secretaria de Saúde

Está sendo realizada hoje (20/08), das 9h às 17h, a campanha de vacinação antirrábica na área rural do Distrito Federal. A expectativa é imunizar 30 mil cães e gatos a partir de dois meses de idade. No ano passado, aproximadamente 14 mil animais da área rural receberam a dose da vacina.

A Secretaria de Saúde do DF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e a Secretaria de Agricultura se uniram em prol dessa ação. Cerca de 600 servidores foram mobilizados para atuar na campanha que acontecerá em 190 localidades como postos de saúde, escolas, escritórios da Emater, chácaras, associação de moradores e estabelecimentos comerciais.

A diretora de Vigilância Ambiental/DIVAL, Regina dos Santos Scala, recomenda que caso seja a primeira dose da vacina no animal, um reforço deve ser feito 30 dias depois. Para os que já se vacinaram, a diretora orienta que sejam imunizados anualmente. “A vacinação é o principal fator de prevenção dessa zoonose letal, pois não há tratamento para a raiva. Por isso fazemos a cobertura vacinal anualmente com o intuito de proteger os animais para que não ocorram casos no DF”, ressalta. Segundo a diretora, apenas um caso de raiva humana foi registrado em 1978 e o último caso de raiva canina, em 2001.

Raiva

A raiva, doença infecciosa aguda causada por um vírus que se aloja na saliva do animal, é transmitida ao homem pela mordida, arranhões ou lambedura de animais infectados. Se o dono perceber que o animal está com os sintomas da doença deve deixá-lo em observação durante dez dias em local seguro, com água e comida como de costume. Se o comportamento do animal estiver alterado deve entrar em contato com a Diretoria de Vigilância Ambiental pelos telefones: 3341-2456, 3341-1900 ou 160.

00010442