Governador Agnelo Queiroz abriu a edição 2011 da 3ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pelo GDF e pelo Consea

" /> Governador Agnelo Queiroz abriu a edição 2011 da 3ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pelo GDF e pelo Consea

">

21/08/2011 às 03:00

3ª Conferência de Segurança Alimentar

Governador Agnelo Queiroz abriu a edição 2011 da 3ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pelo GDF e pelo Consea

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governador Agnelo Queiroz abriu neste domingo (21/8) a 3ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (3ª CDSAN). Um dos objetivos do evento, que vai até o dia 23 de agosto, é abordar temas de interesse da Política Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, visando a preparação para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (4ª CNSAN). O governador assinou ainda um decreto instituindo a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, uma vez que várias políticas públicas convergem para esse fim.

“Nosso trabalho já vem contemplando a segurança alimentar. O plano DF Sem Miséria, por exemplo, vai tirar milhões de pessoas da pobreza extrema. O DF Alfabetizado vai priorizar o fim do analfabetismo exatamente nessa faixa mais pobre da população, que, segundo nossos levantamentos, é composta por pessoas em grande vulnerabilidade social e a maior parte delas é de mulheres solteiras e com filhos”, lembrou o governador.

Agnelo Queiroz, que também é presidente do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, citou ainda a inauguração do Restaurante Comunitário de Sobradinho II, que serve 3 mil refeições diárias, ao custo de R$ 1. “O próximo será aberto no Riacho Fundo II e já existem tratativas para a construção de uma unidade no condomínio Sol Nascente”, anunciou.

Durante a 3ª CDSAN também serão eleitos os 34 Delegados que representarão o DF nessa etapa nacional. Desses, 11 serão representantes do Governo do Distrito Federal e 23 da sociedade civil local.

“Contamos com a participação de toda a população para elaborar nossa política distrital de segurança alimentar e nutricional”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Arlete Sampaio. “A grande tarefa desse nosso governo é conseguir transformar a cultura do clientelismo na cultura dos direitos sociais”, avaliou.

As 12 Pré-Conferências Regionais, que antecederam a 3ª CDSAN, realizadas nas Regiões Administrativas de 2 de julho a 6 de agosto, contaram com a participação de 1.200 pessoas e possibilitaram a ampliação da capacidade de mobilização e proposição de temas em torno do acesso universal, portanto de toda sociedade brasileira, à alimentação adequada e saudável e à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal.

A Conferência mobiliza a sociedade civil e pactua a ação intersetorial entre as áreas envolvidas na construção da Política e do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, possibilitando a adesão do Governo do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

CNSAN – A 4ª Conferência Nacional terá como lema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” e será a pactuação nacional pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e saudável. Direito esse assegurado pela Constituição Federal, com a inclusão da alimentação como direito social (Emenda Constitucional nº 64, de 4 de fevereiro de 2010).

De acordo com a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, “o alimento deve ser percebido pela população como um direito e deve ser garantido pelo governo, também como um direito”. Takagi participou do evento representando a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo.

Entre outras autoridades, participaram da abertura da 3ª CDSAN os secretários Especial da Igualdade Racial, Josefina Serra dos Santos, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lúcio Valadão, e de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional do DF, Fátima Carvalho; o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Renato Maluf, e o deputado distrital Joe Valle.

00014488