Ato no Parque da Cidade e em outros 29 pontos do DF mobilizou a população para o descarte consciente do lixo

" /> Ato no Parque da Cidade e em outros 29 pontos do DF mobilizou a população para o descarte consciente do lixo

">

21/08/2011 às 03:00

Limpa Brasil

Ato no Parque da Cidade e em outros 29 pontos do DF mobilizou a população para o descarte consciente do lixo

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília, com informações do LimpaBrasil.com

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou neste domingo (21/8) do ato do movimento Limpa Brasil, no Parque da Cidade, em Brasília. Ele se uniu aos 8 mil voluntários inscritos na capital para ajudar a recolher resíduos sólidos descartados no espaço público de maneira irregular. Até o início da tarde, mais de 6 toneladas de lixo reciclável haviam sido recolhidas.

“No Distrito Federal, produzimos quase 8 mil toneladas de resíduos por dia e só reciclamos 2% disso. Nossa meta é chegar à Copa do Mundo com esse percentual em 70%, sendo um exemplo de tratamento de resíduos sólidos e de civilidade”, afirmou o governador. “Com atos como esse, criamos uma cultura extremamente positiva em nossa capital, para descartar nosso lixo corretamente e mobilizar toda a sociedade em torno desse importante objetivo”, acrescentou Agnelo Queiroz.

Em todo o Distrito Federal foram montados 30 pontos de entrega, definidos junto ao Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), onde foram entregues os resíduos recolhidos pelos voluntários durante a ação. Entre esses pontos estão o Lago Paranoá, o Parque Olhos D’água, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o estádio de Sobradinho e o espelho d’água, em Brazlândia.

O Limpa Brasil é uma iniciativa da empresa Atitude Brasil. De acordo com o coordenador da empresa, Augusto Braz, “esse é o momento das ações práticas. Depois disso vêm as atividades em escolas, universidades, Regiões Administrativas e comunidades, com o objetivo de conscientizar a população sobre como tratar o lixo”. Braz explicou ainda que ações como essa devem ser promovidas a cada dois anos, para que, ao final de uma década, uma geração inteira já esteja preparada para dar o destino adequado aos seus resíduos e atuar como agente multiplicador dessa cultura ecologicamente correta.

Os organizadores distribuíram kits com 40 mil sacos de lixo e 20 mil luvas. Além dos 8 mil inscritos na página do evento, www.limpabrasil.com, a expectativa é de que outras 12 mil pessoas tenham aderido à campanha nesse domingo. Cada saco de lixo entregue no Ecoponto foi trocado por um ingresso para o show de encerramento, na Esplanada dos Ministérios. Entre as atrações, as bandas Tihuana, In Natura, Dhi Ribeiro, Ellen Oleria, Renata Jambeiro e Ed Motta.

Política de resíduos sólidos – O governador anunciou para os próximos dias o lançamento de um edital para a construção do galpão para os catadores na Cidade Estrutural. O local terá 6 mil m² de área e funcionará como polo de coleta seletiva.

“Nossa política de resíduos sólidos, definida pelo governador Agnelo Queiroz, tem três pontos principais. O primeiro é o fechamento do lixão da Estrutural, que deve ocorrer até o próximo aniversário de Brasília. O segundo é a valorização dos catadores, como verdadeiros agentes ambientais. O terceiro ponto é fazer do Distrito Federal a unidade federativa que mais recicla”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão.

Todos os dias o Distrito Federal produz 7,6 mil toneladas de lixo. Dessas, 5 mil toneladas são resíduos da construção civil. Já as outras 2,6 mil toneladas são provenientes do comércio e de domicílios. Na média, cada habitante do DF produz 1 quilo de lixo diariamente.

Limpa Brasil – O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.

“É um ato de mobilização popular, de cidadania e de amor à nossa capital”, avaliou a coordenadora do Limpa Brasil, Marcia Martin.

O projeto, que nasceu na Estônia e já aconteceu em outros 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da UNESCO. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração de 10 anos, com ações bienais.

A primeira ação realizada no país, no Rio de Janeiro, dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu 6,5 mil voluntários, que retiraram das ruas da capital fluminense 17 toneladas de lixo reciclável. As próximas cidades escolhidas para receber o Limpa Brasil são: Goiânia (26, 27 e 28 de agosto), Campinas (25 de setembro), São Paulo (de 1º a 22 de outubro), Belo Horizonte (8 de novembro) e Guarulhos (em data a definir).

Também participaram do Limpa Brasil no Parque da Cidade, em Brasília, entre outras autoridades, o secretário de Publicidade Institucional do DF, Abimael Nunes; o diretor geral do SLU, João Monteiro Neto; os administradores de Brasília, José Messias de Souza, e do Parque da Cidade, Paulo Dubois; o presidente substituto do Instituto Brasília Ambiental, Nilton Reis, e o deputado distrital Joe Valle, da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa do DF.

00014481