26/08/2011 às 03:00

Estádio Nacional de Brasília

Consultores da FIFA e do COL se impressionam com a evolução das obras do Estádio Nacional de Brasília

Por

Consultores da FIFA, que estiveram mais uma vez, nesta quinta-feira (25/08), em visita técnica pelo Estádio Nacional de Brasília, ficaram impressionados com o avanço das obras.

O consultor da federação Charles Botta veio diretamente da Suíça para visitar os estádios de Belo Horizonte (25/08), Brasília (25/08) e São Paulo (26/08), ao lado do consultor para estádios do Comitê Organizador Local (COL), Fábio Carvalho. Na capital federal, eles foram recepcionados pelo secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro.

“Desde a última vez que estive aqui, quando a arquibancada ainda existia, até hoje, o que vi, a evolução e a qualidade do trabalho, da parte de concreto e a organização são impressionantes. Vocês estão de parabéns, continuem assim”, disse Charles Botta.

Cláudio Monteiro acompanhou os consultores na visita técnica de rotina e os atualizou quanto ao estágio das obras. Atualmente, 3 mil operários trabalham no canteiro, a estrutura das arquibancadas já começou a ser concretada e mais de 35% de toda a obra já foi executada.

O secretário reforçou que o compromisso do Governo do Distrito Federal é inaugurar o estádio em dezembro de 2012, a tempo da Copa das Confederações. Para tanto, será iniciado o terceiro turno de trabalho no canteiro.

Preocupados com o legado que ficará para a capital federal, os consultores ficaram motivados ao saber que empresas internacionais especializadas em entretenimento já demonstraram interesse em gerenciar o estádio. “Teremos uma arena multiuso, porque Brasília merece e necessita. Hoje, os grandes eventos ocorrem em um estacionamento. O estádio será um instrumento de desenvolvimento econômico e social para Brasília”, disse Cláudio Monteiro.

“Como os consultores viram hoje, nossa avaliação, tanto para a Copa das Confederações quanto para a Copa do Mundo é muito positiva. O resultado da obra é realmente impressionante”, ressaltou o secretário executivo, Cláudio Monteiro.

“Nosso desejo é que os consultores possam encontram em todas as cidades-sede o mesmo empenho, porque o que está em jogo é o nome do Brasil. Queremos a abertura da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, mas acima de tudo, que todas as cidades-sede executem bem suas funções, valorizando o Brasil”, finalizou Cláudio Monteiro.

00014663