Brasília ganha destaque na primeira reunião do governo federal. Obras do Estádio Nacional são as mais avançadas do país

" /> Brasília ganha destaque na primeira reunião do governo federal. Obras do Estádio Nacional são as mais avançadas do país

">

14/09/2011 às 03:00

Cidades apresentam balanço das obras da Copa

 

Brasília ganha destaque na primeira reunião do governo federal. Obras do Estádio Nacional são as mais avançadas do país

Por


. Foto: Pedro Ventura

Dalila Góes, da Agência Brasília

Com 38% das obras prontas, o governo do Distrito Federal anunciou na manhã de hoje (14/09), a entrega do Estádio Nacional de Brasília: 31 de dezembro de 2012. A notícia foi dada pelo chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz e secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, durante a primeira reunião do governo federal que apresentou o balanço de ações para o Mundial de Futebol. “Além de estarmos em dia com as obras, o governador Agnelo Queiroz autorizou a criação de um terceiro turno, que começou na última segunda-feira (12/09). Estamos trabalhando 24 horas”, destacou o secretário.
 

No encontro, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, Cláudio Monteiro mostrou-se otimista quanto à possibilidade de Brasília sediar a abertura dos jogos. A favor da cidade está a proximidade do aeroporto com a zona hoteleira e o Estádio Nacional, trânsito menos congestionado do que outros centros como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, e a proximidade de pontos turísticos. Além disso, ele frisou que Brasília é a única cidade-sede que não tem problemas de desapropriação de áreas próximas às construções.
 

Durante o evento, o ministro Orlando Silva anunciou que um novo balanço deve ser apresentado em quatro meses. “Estamos seguindo a determinação da presidenta Dilma Rousseff, que quer um acompanhamento de tudo que está sendo feito”, reforçou.
 

O ministro do Esporte, Orlando Silva, aproveitou ainda para destacar o legado que as melhorias em transporte e infraestrutura trarão ao país. Sobre o tema, Cláudio Monteiro lembrou que projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – com início de obra previsto para 31 de dezembro e término em dezembro de 2013 –, deve ser licitado em breve.
 

As obras para instalação do Veículo Leve Sobre Pneus (VLP), que liga Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, já estão em andamento. As duas obras, juntamente com a ampliação da DF-047, próxima ao balão do aeroporto, fazem parte da estrutura de mobilidade urbana.

“Aqui no Distrito Federal não estamos trabalhando com prazos para a Copa do Mundo, e sim para a Copa das Confederações, em 2103, que será um grande teste para a cidade”, completou.
 

Após a reunião, o secretário Cláudio Monteiro mostrou ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, uma foto dos operários do Estádio Nacional sentados na primeira arquibancada erguida. “Faço questão de lembrar que este é o primeiro estádio construído em um modelo 100% sustentável. Somo candidatos ao certificado Leed Platinum, a maior graduação para sustentabilidade em construções. Se ganharmos este selo, a posição será mantida ao menos até a inauguração dos estádios russos para a Copa de 2018”, finalizou.
 

O Estádio Nacional de Brasília terá custo total de R$ 671 milhões e após a Copa do Mundo de 2014 será transformado em uma ecoarena com restaurantes, cinemas e áreas de lazer que servirão ao Distrito Federal por, no mínimo, 50 anos.
 

Dentre as autoridades do GDF, também estiveram presentes no encontro o secretário de Turismo, Luís Otávio Neves; e o administrador de Brasília, Messias de Souza. Do governo federal, participaram os ministros do Planejamento, Miriam Belchior; das Cidades, Mário Negromonte; da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino; e da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, além de autoridades das cidades-sede.