Artistas da cidade deram início à contagem dos mil dias para o Mundial ilustrando tapumes que cercam a obra do Estádio Nacional de Brasília. Trabalho será concluído amanhã

" /> Artistas da cidade deram início à contagem dos mil dias para o Mundial ilustrando tapumes que cercam a obra do Estádio Nacional de Brasília. Trabalho será concluído amanhã

">

15/09/2011 às 03:00

Grafiteiros na contagem para Copa

Artistas da cidade deram início à contagem dos mil dias para o Mundial ilustrando tapumes que cercam a obra do Estádio Nacional de Brasília. Trabalho será concluído amanhã

Por


. Foto: Pedro Ventura

Suzano Almeida, da Agência Brasília

Foi dado início, na manhã desta quinta-feira (15/9), a pintura dos dois quilômetros de tapumes que cercam as obras do Estádio Nacional de Brasília. A ação é realizada por 20 crews de grafiteiros – gíria americana que significa, em livre tradução, grupo, turma. Esta é a primeira atividade que marca a contagem dos mil dias para a Copa do Mundo de 2014. No cronograma da festividade estão previstos ainda shows, projeções temáticas, iluminação especial e balonismo.

A iniciativa de convidar os artistas para realizar a intervenção ao redor do estádio foi do próprio governador Agnelo Queiroz, por meio das secretarias de Juventude e de Cultura, e em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). O objetivo da iniciativa é incluir socialmente a ‘arte das ruas’ no dia a dia da cidade.

“A Secretaria de Juventude tem trabalhado com a temática da participação social, com o estímulo ao jovem, para que ele se reconheça dentro da sua tribo. Desta forma, temos desenvolvido uma série de atividades em escolas, praças, em ambientes públicos e tapumes, o que tem estimulado a parte artística deles”, declarou o secretário de Juventude, Fernando Neto.

O artista Microfone, morador do Condomínio Lúcio Costa, no Guará, se iniciou no grafite em 1997, mas afirma que só a partir de 2006 o movimento passou a ganhar mais espaço. “Não havia reconhecimento. O grafite era taxado como vandalismo e nós éramos criminalizados. Hoje as coisas mudaram, somos reconhecidos e convidados para trabalhar em diversos lugares. Hoje empresas e o próprio governo desenvolvem projetos para divulgar nosso trabalho”, comemora.

Segundo o coordenador-geral da CUFA-DF, Max Maciel, a entidade já sabia que os tapumes que envolvem o estádio seriam pintados pela construtora que realiza as obras para a Copa do Mundo e por isso fez o pedido para que os tapumes fossem ilustrados pelos grafiteiros.

“Nós queríamos dar uma arte para o processo, daí o GDF, muito sensível, e que mostra agora que quer ter um diálogo com a população do Distrito Federal, topou o desafio e está apoiando, dando para nós essa estrutura, para que possamos mostrar o que Brasília espera da Copa de 2014”, destacou Max Maciel.

Ao todo, 100 grafiteiros trabalharão divididos em 20 grupos – cada um terá um espaço de 50 metros e ficará responsável por presentear a cidade com uma obra. O tema é “Brasília e a Copa do Mundo de 2014”. Depois as obras serão transformadas em cartões postais a serem distribuídos e expostos em espaços públicos e culturais do DF.

“Esse evento vai ficar marcado não só na história de Brasília, mas também do grafite, logo na primeira Copa que vem à Brasília. Nós vamos representar e fazer arte que depois virarão cartões postais e que vão ser lembrados com nosso trabalho, com o que a gente faz, com o nosso talento”, comemora o artista Rise, do Recanto das Emas.

Shows celebram Brasília

O grande evento da contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 será realizado amanhã (sexta-feira) e contará com atrações nacionais e locais que se apresentarão no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. A entrada é gratuita.  Entre os artistas estão as cantoras baianas Claudia Leite e Daniela Mercury e o grupo Restart. Também haverá apresentação dos DJs do Criolina e dos músicos Geórgia W Alô, Surdodum, Pé-de-Cerrado e Maracangalha.

O credenciamento da Imprensa para os shows está sendo feito pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do Distrito Federal até sexta-feira (16/09), às 14h. A SECOM fica no 1º andar do Palácio do Buriti. Informações pelo telefone 3961-1557.

Programação – Grande show no Estacionamento do Estádio Nacional

Palco 1

19h – Geórgia W Alô

20h – Restart

22h – Pé-de-Cerrado

00h – Cláudia Leite

Palco 2

19h – Surdodum

21h30 – Maracangalha

22h30 – Daniela Mercury

01h30 – Djs do Criolina

* Galeria de fotos atualizada às 18h56