Secretaria de Saúde alerta para cuidados durante período da seca

" /> Secretaria de Saúde alerta para cuidados durante período da seca

">

15/09/2011 às 03:00

Tempo seco

Secretaria de Saúde alerta para cuidados durante período da seca

Por

Ailane Silva, da Agência Brasília

Com o tempo ainda seco e a baixa umidade do ar, a população do Distrito Federal precisa tomar uma série de cuidados para evitar a manifestação ou acentuação de doenças típicas dessa época. A coordenadora do Programa de Alergia e Imunologia do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Marly Marques da Rocha, ressalta que os centros de saúde e hospitais do DF dispõem de equipes preparadas para realizar atendimentos em caso de mal estar.

A médica alerta para alguns cuidados. “Normalmente, nesse período de clima quente e baixa umidade, doenças como a rinite, sinusite e conjuntivite costumam aparecer”, disse. “Além disso, essa situação aliada à fumaça gerada pelas queimadas torna o ar tóxico, já que inalamos também monóxido de carbono. Isso prejudica as vias nasais”, completou.

Ela explica que, para evitar ou diminuir esses possíveis problemas, as principais medidas são: ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia; não permanecer em ambientes fechados; deixar as janelas abertas para ventilação; e evitar se expor ao sol, principalmente das 10h às 17h. “É preciso ainda que as pessoas optem por refeições mais leves, se alimentando também com muitas frutas e verduras, que possuem bastante líquido”, disse.

Outras orientações são quanto aos cuidados com a pele.  “A alta temperatura reduz a atividade das células responsáveis pela produção de gordura, o que faz com que ela fique mais seca, causando até mesmo rachaduras nos pés e mãos”, afirmou ao dizer que as pessoas devem ensaboar apenas as partes íntimas, evitar banhos quentes demorados, usar hidratante várias vezes ao dia e principalmente roupas leves.

É importante tomar alguns cuidados com equipamentos que alteram a temperatura e a umidade do local. “O ar condicionado e seu filtro devem passar por limpeza de seis em seis meses, por causa dos ácaros fungos; pessoas que são alérgicas devem se atentar ao uso de umidificadores e vaporizadores, que elevam a umidade do ar e propiciam a proliferação de ácaros e fungos”, disse Marly Marques da Rocha.

Quanto à ocorrência de mal estar, a coordenadora aponta que costumam aparecer no final da tarde. Os mais corriqueiros são dor de cabeça, sonolência, falta de ar e sangramento no nariz. “Neste último caso, para diminuir o sangramento a pessoa deve elevar a cabeça e, quando há muito sangramento, colocar gelo em cima do nariz”, explicou. Uma dica é umidificar sempre essa região com soro fisiológico.

Em caso de mal estar

A pessoa pode procurar o Centro de Saúde ou o hospital mais próximo de sua casa, que dispõem de equipes preparadas para realizar o atendimento. Além disso, quem sofre de rinite e sinusite pode procurar os centros de referência como os hospitais de Base, Regional da Asa Norte e Regional da Asa Sul, que possuem profissionais especializados em problemas alérgicos.

Recomendações

Aumentar o consumo de água

Alimentação leve, com preferência para sucos e frutas

Utilizar roupas leves e claras

Quando sair, levar uma sombrinha

Não se expor ao sol

Utilizar protetor solar

Não se esquecer dos óculos de sol

Evitar banhos quentes e demorados

Lembrar que os animais também são vulneráveis ao calor

Fumantes devem evitar fumar em locais fechados, principalmente, próximo a crianças, gestantes e idosos

Os exercícios estão proibidos entre 10h e 17h