Secretário Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, mostrou-se entusiasmado e afirmou que projeto brasiliense pode ser replicado em outros países

" /> Secretário Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, mostrou-se entusiasmado e afirmou que projeto brasiliense pode ser replicado em outros países

">

16/09/2011 às 03:00

Projeto de Banda Larga

Secretário Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, mostrou-se entusiasmado e afirmou que projeto brasiliense pode ser replicado em outros países

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, recebeu nesta sexta-feira (16/09), no Palácio do Buriti, o secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré. Ele veio especialmente à Brasília para conhecer a Política Distrital de Banda Larga, que está sendo implantada em todo o DF.

 

Segundo o secretário Hamadoun Touré, “Brasília está realmente se tornando uma cidade digital para o mundo”, afirmou. “Os planos que conheci aqui estão sendo muito bem organizados, inclusive com padrões internacionais, e terão sucesso iminente”, acrescentou o secretário-geral, que completou: “este é um governo muito comprometido com a política de ciência e tecnologia”.

 

Após a reunião, o secretário Gastão Ramos e o secretário-geral da UIT se deslocaram para conhecer a experiência do projeto Ponto de Inclusão: Programa de Orientação a Novas Tecnologias e Oportunidades, em Samambaia, que já está em atividade.

 

“O secretário-geral ficou muito entusiasmado e disse que esse modelo poderá ser aplicado em muitos países que hoje necessitam. Podemos, portanto, ter uma relação bilateral, conosco aprendendo e contribuindo”, declarou Gastão Ramos.

 

O secretário de Ciência e Tecnologia explicou que a Política Distrital de Banda Larga pode ser dividido em três eixos: levar banda larga a todos os cidadãos, com acesso à internet nas residências; wi-fi nas áreas públicas e conexão em alta velocidade em todas as unidades dos órgãos de governo.

 

A UIT

A União Internacional das Telecomunicações é o organismo das Nações Unidas responsável por levar os benefícios das tecnologias para todos os habitantes do mundo, através da elaboração de regulamentação das telecomunicações e da cooperação técnica para a difusão de informações. Com sede em Genebra, Suíça, conta com 191 países filiados.

 

No ano passado, Touré liderou a criação da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital, que visa destacar a necessidade dos governos mundiais em promover o uso da banda larga como ferramenta chave para a inclusão.

Estiveram presentes à reunião ainda o representante da Anatel, Jeferson Nacif; e os representantes do Ministério das Comunicações, Cristina Mori, diretora do Departamento de Formação e Articulação da Secretaria de Inclusão Digital; Adelmo Garcia, chefe da Assessoria Internacional, e Vanderiene Rodrigues, Assessora Técnica da Assessoria Internacional.