A mil dias do Mundial da Fifa, Brasília festeja com música as obras adiantadas. Artistas aderem à campanha para a realização da abertura da competição na capital do país

" /> A mil dias do Mundial da Fifa, Brasília festeja com música as obras adiantadas. Artistas aderem à campanha para a realização da abertura da competição na capital do país

">

17/09/2011 às 03:00

Contagem regressiva para a Copa do Mundo

A mil dias do Mundial da Fifa, Brasília festeja com música as obras adiantadas. Artistas aderem à campanha para a realização da abertura da competição na capital do país

Por


. Foto: Roberto Barroso

    Victor Ribeiro, da Agência Brasília

    “Muito trabalho, com o mesmo entusiasmo, a mesma determinação, e com o compromisso de realizar a melhor Copa de todos os tempos”, declarou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sobre os mil dias que separam a sexta-feira (16/9) da abertura da Copa do Mundo do Brasil, em 12 de junho de 2014. Na capital do país, a contagem regressiva foi marcada por muita música. Claudia Leitte, Daniela Mercury, Restart, Pé do Cerrado, Maracangalha, Surdodum, Geórgia W. Alô e os DJs do Criolina garantiram a diversão do público.

    Os shows ocorreram no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília, que tem as obras mais adiantadas dentre as 12 cidades-sede, com 38% concluídas. “Estou muito feliz com esse show, que contou com grandes artistas do Distrito Federal e do nosso país”, comemorou o governador.

    As cantoras baianas foram as que mais conversaram com o público. Daniela frisou a importância de Brasília como representante de todo o país. “Essa terra maravilhosa, formada por culturas tão diferentes. Uma gente corajosa, que veio de todas as regiões – principalmente do Nordeste – para realizar o sonho de construir nossa capital”, disse à platéia.

    Para o governador, o trunfo de Brasília na disputa pela sede da abertura do Mundial é exatamente esse. “Brasília é a capital de todos os brasileiros, o que é extremamente significativo do ponto de vista da integração nacional. Somente aqui todos se sentirão representados: tanto os que são sede da Copa quanto os que não são”, afirmou Agnelo Queiroz.

    De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 30 mil pessoas compareceram ao evento, que teve entrada franca e, além da música, teve ainda outras duas atrações: dois balões e a iluminação especial da estrutura do novo estádio, em verde e amarelo, a exemplo de alguns monumentos da capital.

    Além do governador e da primeira dama do DF, Ilza Queiroz, estiveram no show autoridades como secretários de Estado, administradores regionais, representantes de entidades de classe e comandantes das Polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros.

    Adesões – O governador lembrou que a cidade está mobilizada para abrir a Copa do Mundo e já conta com apoios importantes. “A Ordem dos Advogados, as associações comerciais e a juventude estão juntos nesse propósito de fazer aqui a abertura. A eles se juntam a maioria dos senadores e secretários dos governos de vários estados”, destacou.

    O movimento também chegou à internet. Nas redes sociais, os brasilienses já se mobilizam, principalmente no Twitter, onde usam a hashtag #AbreACopaBrasilia.

    Outras obras – Além do Estádio Nacional, o Distrito Federal tem hoje em andamento importantes obras de infraestrutura, como a dos terminais do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), no Gama e em Santa Maria. O secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, lembra ainda que os problemas com a expansão do Setor Hoteleiro Norte para a quadra 901 e a licitação do Veículo Leve sobre Trilhos “já foram superados”.

    Neste domingo (18/9), a AGÊNCIA BRASÍLIA entrevista Cláudio Monteiro, que conta mais detalhes sobre a preparação da capital para a Copa do Mundo de 2014.