Reforma amplia número de leitos e humaniza atendimento

" /> Reforma amplia número de leitos e humaniza atendimento

">

20/09/2011 às 03:00

Pronto-socorro do HRT reinaugurado

Reforma amplia número de leitos e humaniza atendimento

Por


. Foto: Roberto Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, participou da manhã desta terça-feira da reinauguração do pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A unidade passa a adotar um novo modelo de atendimento. Os pacientes passarão a ser acolhidos e classificados conforme o risco da enfermidade, como recomendado pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde – Programa QualiSus. Antes, os pacientes eram atendidos de acordo com a ordem de chegada.

Os pacientes serão transferidos para o espaço gradativamente. “Estamos entregando agora a parte física, que passará ainda por uma desinfecção, o que é o normal. Depois de 72 horas os pacientes serão recebidos aqui. Nós lidamos com gente. Não é uma simples transferência de móveis, que você manda de um lugar para outro. Então este lugar estará adequado para receber os pacientes a partir de 72 horas, depois de ser devidamente esterilizado”, enfatizou o governador.

Agnelo Queiroz também explicou a nova concepção da unidade. “Estamos entregando um pronto-socorro novo, com o atendimento completamente humanizado e a concepção correta”, afirmou o governador. A partir do momento em que o paciente chegar ao hospital passará por uma triagem, que o classificará de acordo com a gravidade do caso. Será essa classificação que definirá a ordem do atendimento. “Vamos atender primeiro os casos mais graves para evitar qualquer tipo de complicações no estado de saúde do paciente geradas por causa das filas”, completou o governador.

O pronto-socorro do HRT passou por 16 meses de obras, o que incluiu reforma e ampliação. O espaço de mil metros quadrados foi readequado para comportar 57 leitos, divididos entre as áreas crítica, semi-crítica e de observação. A partir de agora, todos os leitos contam com suporte de oxigênio e de ar comprimido e são separados por cortinas, proporcionando privacidade e melhor qualidade no atendimento aos pacientes internados. Foram investidos cerca de R$ 6,5 milhões na compra de equipamentos e obras. Parte desta verba vem do Ministério da Saúde.

“É importante criar um nível de humanização no atendimento, que vai ajudar muito na qualidade. Não tem nenhum hospital privado, no DF, com algo igual a isso aqui, tudo de alto nível tecnológico”, comemorou Agnelo Queiroz.

A diretora-geral do HRT, Sônia Maria Salviano, explica que os médicos que estarão no atendimento direto aos pacientes não serão os mesmos que atenderão dentro do pronto-socorro e ambulatório. “Muitas vezes o que acontece é o médico está atendendo os pacientes da fila e ter que entrar para atender um doente grave. Isso penaliza a população que sofre com a ausência dos médicos”, observou.

Durante o período que em que o PS passou por reforma, os profissionais do setor receberam um treinamento para qualificar o atendimento. O serviço ainda será ampliado com a chegada de novos profissionais aprovados no último concurso público.

O governador Agnelo Queiroz também fez a entrega de 42 incubadoras, que, a partir do HRT, serão distribuídas para toda a rede hospitalar pública do Distrito Federal.

Compareceram ainda à solenidade secretários de Estado, administradores regionais e parlamentares, dentre outras autoridades e lideranças comunitárias