Ações incluem podas de árvores e limpeza de bueiros para evitar alagamentos em diversas regiões do DF

" /> Ações incluem podas de árvores e limpeza de bueiros para evitar alagamentos em diversas regiões do DF

">

26/09/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

GDF previne contra chuvas

Ações incluem podas de árvores e limpeza de bueiros para evitar alagamentos em diversas regiões do DF

Por

    Ailane Silva, da Agência Brasília

    O Governo do Distrito Federal está realizando uma força-tarefa de prevenção para o período de chuvas que teve início ontem (25/09) no DF. O objetivo é reduzir e evitar possíveis alagamentos, queda de árvores, entre outros transtornos que costumam aparecer nesta época do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), a previsão é de que, nesta segunda (26/7) e terça-feira (28/9), as chuvas continuem fracas ou ocorram apenas chuviscos e,  na quarta, o sol volte a aparecer mais forte. O órgão também informa que a umidade hoje registrou 89% e deve subir ainda mais até o fim do dia.

    Os serviços de prevenção, realizados em conjunto pela Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbano (SLU), administrações regionais e demais órgãos, contemplam a poda de árvores próximas a fiação elétrica, limpeza de bueiros, recolhimento de sofás, cadeiras e colchões velhos abandonados na rua.

    De acordo com a CEB, a poda de árvores, que começou dia 25 de agosto está prevista para terminar no próximo dia 8. Os pontos mais críticos são Asa Norte e Sul, Lago Sul e Lago Norte. Já o SLU, por meio da Diretoria de Operações e em parceria com a Novacap, está trabalhando  com o quantitativo de 100 homens em todo o DF, sendo 80 recolhendo e varrendo folhas das áreas verdes (área residencial) e 20 com o auxílio de 10 caminhões para o recolhimento de podas de árvores, móveis abandonados e entulhos que possam provocar alagamentos. O serviço não tem data para ser finalizado. 

    Já as administrações regionais de cada cidade estão promovendo a limpeza de bueiros para o bom escoamento da água. Em Brasília, o bloco G da 705 Norte foi o primeiro a receber equipes com a missão de desentupir bueiros. Lá, o cronograma do mutirão contempla prevenção quanto a enchentes, queda de galhos  de árvores e eventuais acidentes provocados pelas enxurradas.

    Suspensão de portaria – Em decorrência da chuva, a Defesa Civil suspendeu a portaria nº 2, publicada no último dia 12, que declarava estado de alerta devido à baixa umidade. Já a situação de emergência, decretada pelo governador Agnelo Queiroz, continuará valendo por 60 dias, visto que a flora, fauna e espaços devastados precisam ser reconstituídos.

    Em caso de interrupção de energia – Caso um morador tenha em sua residência alguma interrupção de energia ou identifique árvores que esteja atrapalhando a fiação elétrica e possa causa algum problema, ele pode entrar em contato com a CEB pelo telefone 0800-61-0196. O plantão de emergência se deslocará para o local da ocorrência e fará uma poda  emergencial, que poderá ser reforçada por outra equipe. Nos casos que envolvem árvores e que ela precise ser totalmente retirada, a CEB fará o isolamento da área e demais procedimentos para que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital possa retirá-la.