Palestras de conscientização serão realizadas na manhã de hoje (27/09)

" /> Palestras de conscientização serão realizadas na manhã de hoje (27/09)

">

27/09/2011 às 03:00

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

Palestras de conscientização serão realizadas na manhã de hoje (27/09)

Por

Secretaria de Saúde

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos será comemorado hoje (27/09) com palestras e debates na Associação Médica de Brasília. Durante toda a manhã, haverá palestras sobre benefícios dos transplantes de rins, coração, fígado, pulmão, córnea e medula.

“Seja doador. O seu sim vale um vida”. Este é o slogan da campanha a ser divulgada pela Secretaria de Saúde a partir do dia 1º de outubro em emissoras de radio, TV, jornais e revistas, além de cartazes e folders. O objetivo é incentivar o brasiliense a doar órgãos e tecidos.

Segundo Daniela Salomão, coordenadora da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Saúde, a espera por transplante de córnea no DF vem caindo gradativamente. “Hoje o paciente aguarda no máximo três meses. Antes o tempo de espera chegava a um ano”, afirma a coordenadora, ao informar que 100 pacientes esperam por transplante de córnea.

A fila de espera para transplante de córnea inclui pacientes da rede pública e de hospitais particulares. “É fila única. Após a constatação da necessidade da cirurgia, o paciente é inserido no sistema. E o atendimento se dá por ordem de inscrição”, explica Daniela Salomão.

De acordo com a coordenadora, ainda este ano será credenciada uma equipe para realização de transplante de medula no DF e outra para transplante de fígado. Atualmente no Distrito Federal 95% dos transplantes de rins são realizados no Hospital de Base. O Hospital Universitário de Brasília – HUB – também aumentou a capacidade para realização de transplantes enquanto os transplantes de coração são feitos no Instituto de Cardiologia de Brasília.

A Central de Captação e Distribuição de Órgãos funciona no Hospital de Base onde uma equipe atende 24 horas pelo telefone 3315 1755. A Central cadastra os receptores de órgãos e tecidos, detecta prováveis doadores, consulta a família sobre doação de órgãos, quando confirmada a morte encefálica, providencia a remoção de órgãos e tecidos doados e distribui órgãos captados.

Para a doação de tecidos como córneas, o doador pode ter tido parada cardíaca e a família doar as córneas até seis horas após a morte. Para a doação de órgãos, o doador deve ter morte cerebral confirmada por meio de dois exames clínicos e um exame complementar.

Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde por meio da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes também promove evento para lembrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos com o lançamento de uma campanha de incentivo a doação nesta terça-feira, 27, às 19h, no Teatro Nacional, sala Martins Pena. A programação inclui a apresentação da campanha; lançamento do Portal de Transplantes; entrega do Prêmio Anual “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos” e apresentação da peça de teatro – Segunda Chance. O tema da campanha é “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas.”

Confira a programação da SES

Abertura

27.09.2011

9h20 – Papel da AMIB no apoio ao desenvolvimento do transplante através da capacitação de médicos intensivistas para identificação e manutenção de potencias doadores em unidades de terapia intensiva – Dr. Marcelo Maia

Benefícios do Transplantes

9h40 – Rim – HBDF – Dr. Vilber Bello

9h50 – Coração – IC-DF Dr. Fernando Atik

10h00 – Fígado – Grupo Hepato  – Dr. Marcelo Perosa

10h10 – Pulmão – IC-DF

10h20 – Córnea – HUB – Dra. Maria Regina Chalita

10h30 – Medula – HBDF – Dr. Alexandre Caio

Lançamento da Campanha Distrital de Doação de Órgãos