Programa do Distrito Federal é reconhecido como modelo pelo Ministério da Saúde

" /> Programa do Distrito Federal é reconhecido como modelo pelo Ministério da Saúde

">

03/10/2011 às 03:00

Autossuficiência em leite materno

Programa do Distrito Federal é reconhecido como modelo pelo Ministério da Saúde

Por


. Foto: Pedro Ventura

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

Brasília, 3 de outubro de 2011 – O programa de arrecadação e distribuição de leite materno do Distrito Federal foi reconhecido como modelo pelo governo federal. O Ministério da Saúde homenageou o governador Agnelo Queiroz por fazer de Brasília a única cidade no mundo a ser autossuficiente em estoque de leite para recém-nascidos. Também foram homenageados a equipe do Corpo de Bombeiros (responsável pela coleta), servidores, entidades e voluntários que contribuem direta ou indiretamente com a rede de banco de leite do Distrito Federal devido ao seu trabalho pioneiro e altamente qualificado. O reconhecimento do governo federal foi prestado durante as celebrações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano (comemorado em 1º de outubro).

“Esse prêmio tem que ser compartilhado com todas as mulheres doadoras de leite materno do Distrito Federal, que dão exemplo de solidariedade. Esse programa é um sucesso graças a participação delas, que amamentam seus filhos e também colaboram doando para os bebês que precisam”, afirmou a primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, que é médica, obstetra e ginecologista. “É uma satisfação ter um programa que é referência no mundo. Todos os nossos hospitais que têm maternidade possuem banco de leite”, acrescentou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

A coordenadora dos Bancos de Leite do Distrito Federal, Miriam Santos, destacou que a campanha de aleitamento materno promovida pelo Governo do Distrito Federal em setembro aumentou para 400 litros mensais o volume de leite recebido das doadoras voluntárias. Além disso, vários equipamentos foram renovados e outros passam por manutenção. Outra boa notícia é que em breve entrará em operação um novo Banco de Leite em Sobradinho e os Bancos de Leite de Ceilândia e Taguatinga serão reformados. O programa vem recebendo materiais e insumos para coleta, conservação, pasteurização e distribuição do leite humano.

O secretário-adjunto de Saúde do DF, Fernando Elias Miziara, informou ainda que está em fase de preparação a primeira sala de banco de leite da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Taguatinga. Na homenagem do Ministério da Saúde, ele representou o governador Agnelo Queiroz e recebeu a placa de reconhecimento. O médico ressaltou que o programa de aleitamento materno do DF, criado em 1980, pertence à toda a população, pelo seu alcance e importância.

Cooperação técnica – O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, ministro Marco Farani, considerou “fantástica” a rede de bancos de leite no país, por mobilizar vários segmentos. Esse sucesso levou a Organização Mundial de Saúde a reconhecer o trabalho desenvolvido e apontar o Brasil como modelo para outros países. Por meio de parcerias de cooperação técnica, o sistema nacional de aleitamento materno, que conta com uma rede com 202 unidades, foi levado para todos os países da América do Sul, Haiti, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Portugal.

A instalação de bancos de leite em outros países é subsidiada pelos governos das unidades federativas. O GDF, por exemplo, foi responsável pela inauguração do primeiro banco de leite em Cabo Verde, neste ano.

A solenidade, iniciativa do Ministério da Saúde, teve como objetivo reforçar a divulgação das ações relativas ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Instituído em 2003, todos os anos o ministério conta o apoio de artistas que estão em fase de amamentação e que se dispõe a ajudar na divulgação da campanha. Este ano, a madrinha da campanha é a apresentadora Luciana Gimenez, que participou da solenidade por meio da internet.

Madrinha do DF – A Regional de Saúde de Ceilândia também homenageou no último dia 29 suas doadoras de leite, durante evento no Hospital Regional da cidade. Na oportunidade, Edna Maria de Oliveira Santos, uma das voluntárias, foi escolhida madrinha da doação de leite 2011, por ter se destacado pelo número de doações realizadas.

Colabore

Para doar leite materno, entre em contato com os Bancos de Leite Humano do DF

BLH HFA (Forças Armadas) – 3966-2250

BLH HRAN (Asa Norte) – 3325-4207

BLH HRAS (Asa Sul) – 3445-7597

BLH HRBZ (Brazlândia) – 3479-9643

BLH HRC (Ceilândia) – 3372-9652

BLH (Gama) – 3384-0337

BLH (Planaltina) – 3388-9794

BLH HRPA (Paranoá) – 3369-9980

BLH HRS (Sobradinho) – 3387-3993

BLH HRSM (Santa Maria) – 3392-6287

BLH HRT (Taguatinga) – 3352-6900

BLH HUB (Universitário de Brasília) – 3448-5391

Posto de Coleta São Sebastião – 3339-1125

Posto de Coleta HRSAM (Samambaia) – 3458-9811