Agnelo Queiroz participa em Goiânia de reunião com chefes do Executivo da região Centro-Oeste, além de Rondônia e Tocantins. Na pauta, temas comuns para o desenvolvimento de suas unidades da Federação, como o PAC do Entorno

" /> Agnelo Queiroz participa em Goiânia de reunião com chefes do Executivo da região Centro-Oeste, além de Rondônia e Tocantins. Na pauta, temas comuns para o desenvolvimento de suas unidades da Federação, como o PAC do Entorno

">

03/10/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Começa encontro de governadores em Goiânia

Agnelo Queiroz participa em Goiânia de reunião com chefes do Executivo da região Centro-Oeste, além de Rondônia e Tocantins. Na pauta, temas comuns para o desenvolvimento de suas unidades da Federação, como o PAC do Entorno

Por


. Foto: Roberto Barroso

Teve início às 9h desta terça-feira o III Encontro de Governadores do Centro-Oeste. O evento é realizado em Goiânia (GO) e conta com a participação dos chefes do Executivo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Silval Barbosa, e de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; além dos governadores de Rondônia, Confúncio Moura, e do Tocantins, Siqueira Campos. Serão discutidas questões de interesse comum entre estes estados e da região Centro-Oeste.

Durante a manhã, os governantes vão discutir assuntos referentes a incremento de receita e finanças, como a Lei Kandir e a revisão do ônus financeiro das dívidas dos estados. Em um segundo momento, devem ser debatidas questões relacionadas ao planejamento e desenvolvimento, como a implantação da Política Industrial especial para o Centro-Oeste e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da região do Entorno.

O III Encontro de Governadores vai contar ainda com uma palestra sobre Conjuntura Nacional e Internacional, ministrada por Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e atual representante do governo federal na Autoridade Pública Olímpica. No período vespetino, a partir das 14h45, acontecerá a assinatura da Carta de Goiânia: documento com as prioridades acordadas pelos entes Federativos participantes.

Mato Grosso sediou o II Encontro em agosto deste ano. A reunião resultou na Carta de Cuiabá, que aponta itens importantes para o desenvolvimento da região, entre eles a redução da alíquota interestadual do ICMS nas operações de saídas dos estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A carta também apontou a necessidade de implementação de uma Política Industrial que contemple redução de no mínimo 30% dos tributos federais, para empresas que estejam instaladas ou venham a se instalar nas Regiões N, NE e CO.

Representantes das áreas de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Planejamento acompanham o governador Agnelo Queiroz no evento. Confira, ao longo do dia, a cobertura completa do encontro aqui na AGÊNCIA BRASÍLIA.