Ato fortalece parceria do GDF com entidades do setor produtivo e beneficiará cerca de 100 mil famílias

" /> Ato fortalece parceria do GDF com entidades do setor produtivo e beneficiará cerca de 100 mil famílias

">

05/10/2011 às 03:00

Assinado Termo de Cooperação

 

Ato fortalece parceria do GDF com entidades do setor produtivo e beneficiará cerca de 100 mil famílias

Por


. Foto: Roberto Barroso

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou nesta quarta-feira o Termo de Mútua Cooperação para o Programa de Desenvolvimento Sustentado das Cooperativas (Producoop). Seis entidades participaram da solenidade: a Secretaria de Trabalho do DF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF).

A medida tem como objetivo promover ações conjuntas que contribuam para a geração de trabalho e renda, de forma sustentável e por meio de cooperativas. Para isso, as associações irão se organizar e identificar iniciativas nas áreas de produção e trabalho, além de oferecer consultoria para a elaboração de planos de negócios. Serão oferecidas capacitações organizacional e gerencial, orientação para obtenção de crédito e assessoria de gestão cooperativista e empreendedora.

“Esse é um grande esforço que precisamos fazer para o desenvolvimento da nossa economia. É fundamental para alcançarmos a meta do nosso governo, que é gerar emprego, renda, oportunidade e inclusão social”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Para o secretário de Trabalho do DF, Glauco Rojas, esta quarta-feira foi um dia histórico. “Pela primeira vez o governo e essas associações se juntaram numa iniciativa desse porte”, comemorou. “O Producoop é o embrião de uma nova política, que fará das cooperativas do Distrito Federal uma alternativa para a geração de renda”, acrescentou.

O público alvo do Producoop são pequenas e médias cooperativas das áreas de trabalho, produção industrial e agropecuária. O programa também foca os grupos de empreendedores que atuem em ramos como confecção, marcenaria, movelaria, serralheria, bijuteria, hortifrutigranjeiros, couro e moda, entre outros.

De acordo com o Sindicato das Cooperativas, o setor esperava esse tipo de ação do governo desde 2003. “Essa medida vai beneficiar 100 mil famílias, que nós representamos. Isso representa um quarto de toda a população do Distrito Federal”, avaliou o presidente do sindicato, Roberto Marazi.

Para a artesã Linda dos Santos, que representou os artesãos do DF na solenidade, o programa chegou na hora certa: “Estamos realmente precisando muito dessa ajuda para promovermos a inclusão social por meio do trabalho”.