Durante Sessão Solene em homenagem ao Dia das Crianças, governador Agnelo Queiroz reforça os compromissos assumidos com meninas e meninos do DF, como a abertura de novas creches públicas nas cidades

" /> Durante Sessão Solene em homenagem ao Dia das Crianças, governador Agnelo Queiroz reforça os compromissos assumidos com meninas e meninos do DF, como a abertura de novas creches públicas nas cidades

">

06/10/2011 às 03:00

Compromisso com a infância

Durante Sessão Solene em homenagem ao Dia das Crianças, governador Agnelo Queiroz reforça os compromissos assumidos com meninas e meninos do DF, como a abertura de novas creches públicas nas cidades

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manha desta quinta-feira da Sessão Solene da Câmara Legislativa em Comemoração ao Dia da Criança. O evento foi realizado no Centro Comunitário da Criança de Ceilândia. Cerca de 700 crianças de oito escolas e creches da cidade e também de Taguatinga participaram da solenidade e de apresentações.

O governador Agnelo Queiroz elogiou o trabalho feito pela CLDF para garantir os direitos das crianças do DF e ressaltou a importância dos pequeninos para o Governo do Distrito Federal. “A razão de ser do nosso governo são as nossas crianças. Este é o nosso maior investimento”, disse. Exemplo disso é o fato de pela primeira vez o DF contar com uma Secretaria de Estado para desenvolver políticas públicas voltadas à infância.

Agnelo Queiroz ressaltou a importância do Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro – e renovou seu compromisso com elas. “Esse é o dia de fazermos uma reflexão e renovar os nossos compromissos com as nossas crianças. Eles vão desde a assistência intrauterina, cuidando das gestantes, até a universalização do acesso à creche em tempo integral, com a construção de outras creches e com o acompanhamento dessa fase tão importante”, destacou.

Segundo o governador, há uma carência de creches no Distrito Federal e, por isso, o governo investe na ampliação do número de unidade, a partir de abertura de novas creches públicas e parcerias com instituições privadas já existentes.

“Estamos na fase final, da parceria com o MEC (Ministério da Educação) e nos próximos dias já vamos licitar as primeiras 50 creches. Assim que entregarmos as primeiras, já nos prepararemos para a construção de mais 50”, anunciou Agnelo Queiroz, que completou: “Esse será uma luta permanente: conseguir universalizar o acesso das crianças às creches públicas”.

A deputada distrital Luzia de Paula, autora da iniciativa e que presidiu a Sessão Solene, se emocionou ao falar da importância da criação de novos espaços para as crianças do Distrito Federal. A deputada correlacionou a violência à falta de aparelhos públicos que permitam o desenvolvimento de meninas e meninos com qualidade. “Não adianta combater a violência sem antes lembrar que o criminoso um dia foi uma semente abandonada”, ressaltou.

O Centro Comunitário da Criança de Ceilândia é uma creche com funcionamento em tempo integral, nos moldes que serão reproduzidos por todo o DF. Ali, as crianças passam todo o dia, fazem cinco refeições e realizam atividades pedagógicas e recreativas.

Também participaram da solenidade na manhã de hoje, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício; o secretário da Criança, Dioclécio Júnior; o subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos, Todi Moreno; os deputados distritais Chico Vigilante e Agaciel Maia; além do administrador Regional de Ceilândia, Aridelson de Almeida.