Câmara Legislativa cria frente parlamentar para debater e reforçar mobilização em prol da abertura do Mundial na Capital da República

" /> Câmara Legislativa cria frente parlamentar para debater e reforçar mobilização em prol da abertura do Mundial na Capital da República

">

07/10/2011 às 03:00

Distritais se unem pela abertura da Copa no DF

Câmara Legislativa cria frente parlamentar para debater e reforçar mobilização em prol da abertura do Mundial na Capital da República

Por


. Foto: Roberto Barroso

Dalila Góes, da Agência Brasília

Brasília ganhou na noite desta quinta-feira (06/09) mais um reforço na disputa pela abertura do Mundial de Futebol de 2014. Trata-se da Frente Parlamentar em Defesa da Abertura da Copa do Mundo de 2014, lançada na Câmara Legislativa com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O objetivo é debater e acompanhar as políticas que podem viabilizar a abertura do evento esportivo em Brasília.

O lançamento da frente parlamentar reuniu integrantes do Governo do Distrito Federal, esportistas, representantes da mídia especializada e de veículos alternativos, entidades esportivas (profissionais e amadoras), sociedade civil organizada e parlamentares federais e distritais, de forma suprapartidária. Os participantes lotaram, durante todo o evento, o Plenário e a galeria da Câmara Legislativa. Com muito otimismo, os participantes se comprometeram a empreender todos os esforços que se fizerem necessários para garantir que a Copa do Mundo de 2014 comece pela Capital da República.

Para o governador Agnelo Queiroz, a iniciativa suprapartidária destaca a união dos poderes Legislativo e Executivo na conscientização de que a Copa do Mundo é um elemento de inclusão social. “Não estamos aqui por conta do partido A ou B. Temos aqui uma união suprapartidária, mais do que louvável, porque mostra que esta instituição, a Câmara Legislativa, reconhece por meio de seus parlamentares a prosperidade, o grande salto tecnológico, o fomento cultural, as oportunidades de negócio e geração de emprego, as melhorias no transporte, os projetos na educação, só para citar alguns exemplos, de que um evento deste porte trará à nossa cidade”, enumerou o governador.

Agnelo Queiroz ainda destacou que as obras do Estádio Nacional de Brasília estão 38% concluídas e que os operários agora trabalham em três turnos para garantir a data de inauguração: 31 de dezembro de 2012. O governador também lembrou que além da Copa do Mundo de 2014, Brasília é a favorita para receber a abertura da Copa das Confederações em 2013 e sediar os Jogos Mundiais Universitários – Universíade 2017. “Grandes esportivos estão chegando à nossa cidade. Temos a Copa das Confederações em 2013 e os jogos de futebol das Olímpiadas de 2016. Pois afirmo que estamos prontos”, frisou.

Weber Magalhães, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol para o Centro-Oeste, também louvou a organização da frente parlamentar e lembrou que Brasília está adianta em suas obras, o que garante uma enorme vantagem sobre as demais cidades-sede. “Brasília está fazendo o seu papel, cuidando de toda a estrutura para receber os Jogos Mundiais e isso vai contribuir para trazer grandes eventos”, destacou. “Vamos mostrar que somos capazes de receber bem nossos turistas e de realizar um grande espetáculo, e para isso a mão-de-obra qualificada é fundamental. Acredito que já estamos no caminho certo”, assegurou o representante da CBF.

À frente da comissão parlamentar estão os deputados Olair Francisco e Professor Israel Batista, respectivamente presidente e vice. Também integram o grupo o líder do governo na CLDF, deputado Wasny de Roure, e os distritais Eliana Pedrosa e Aylton Gomes.