Governador Agnelo Queiroz abriu reunião do setor, que segue até sexta-feira (14)

" /> Governador Agnelo Queiroz abriu reunião do setor, que segue até sexta-feira (14)

">

12/10/2011 às 03:00

Conferência de Assistência Social do DF

Governador Agnelo Queiroz abriu reunião do setor, que segue até sexta-feira (14)

Por


. Foto: Roberto Barroso

O governador do DF, Agnelo Queiroz, participou nesta terça-feira (11/10) da solenidade de abertura da IX Conferência de Assistência Social do DF. A conferência é promovida em conjunto pelo Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), entre 11 e 14 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O objetivo é avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), tendo como tema central “Os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, como a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”. Está prevista a participação de cerca de mil pessoas, incluindo os 434 delegados e 39 suplentes eleitos nas Pré-Conferências Regionais.

“A partir da conferência nós temos a oportunidade de fazer uma grande virada, com a discussão das nossas políticas para erradicar a extrema pobreza e o analfabetismo, e resgatar os serviços públicos”, destacou o governador Agnelo Queiroz, lembrando que o GDF destinará R$ 130 milhões por ano aos programas DF sem Miséria e DF Alfabetizado.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Collin, afirmou que o governo federal precisou monitorar a execução dos programas de assistência social no DF durante os últimos anos. “Agora, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda fez o maior reordenamento do sistema de programas sociais, a partir de políticas que têm atendido aos anseios da população”, comemorou.

Já a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Arlete Sampaio, ressaltou a importância do papel dos profissionais na conferência. “A valorização dos trabalhadores é uma questão central para nós. Eles são equipamentos fundamentais para atender famílias, indivíduos e pessoas que têm seus direitos violados”, disse.

Também participaram da solenidade de abertura, entre outras autoridades, a presidente do Conselho de Assistência Social do DF, Ana Lígia Gomes; o vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Renato Francisco dos Santos Paula; o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Pedro Oto de Quadros, e representantes dos usuários, dos trabalhadores e das entidades de assistência social.

Conferências Regionais – A IX Conferência de Assistência Social do DF foi precedida por 15 Pré-Conferências Regionais, que reuniu representantes do governo, de entidades socioassistenciais, trabalhadores do SUAS e usuários para debater e decidir as prioridades na política pública de Assistência Social para os próximos dois anos.

A participação de 3.062 pessoas nas Pré-Conferências regionalizadas, realizadas entre 19 de agosto e 24 de setembro, fortaleceu e qualificou o processo democrático de consolidação do SUAS no DF, legitimando e dando visibilidade às principais demandas da população para a política de Assistência Social.

As 15 Pré-Conferências e a IX Conferência de Assistência Social do DF fazem parte do processo preparatório para a VIII Conferência Nacional de Assistência Social, a ser realizada entre 7 e 10 de dezembro de 2011, em Brasília.

Serviço:

IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto

Período: até 14 de outubro de 2011

Programação

13 de outubro de 2011 – QUINTA-FEIRA

9h – Mesa Temática: “Qualificação dos Serviços Socioassistenciais para Consolidação do Sistema Único de Assistência Social e Garantia de Direitos”.

Luziele Tapajós – Mestre e Doutora em Serviço Social, com ênfase em Seguridade Social e Sistemas de Informação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Márcia Helena Carvalho Lopes – Professora da Universidade Estadual de Londrina/PR. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Denise Colin – Secretária Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Ana Lígia Gomes – Subsecretária de Assistência Social, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST/GDF.

12h – Almoço.

14h – Trabalho de grupo.

Discussão de subtemas e construção de propostas.

17h30 – Painéis Temáticos:

Sala M 7 – “O Papel do Educador Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Sistema Único de Assistência Social”

Joanice Barbosa Parmigiani – Coordenadora Geral da empresa Educadores Sociais – Uma outra Educação Possível! Mestre em Educação pela Universidade Salesiana de São Paulo, pós-graduada em administração de organizações sem fins-lucrativos pela Universidade de Berkley / Califórnia e graduada em pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo.

Patrícia Kopp, Diretora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SEDEST.

Cristina Alves Vieira, Educadora Social/SEDEST.

Sala M 9 – “Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito da Política de Assistência Social”

Elyria Bonetti Yoshida Credídio, Coordenadora Geral de Acompanhamento de Beneficiários/MDS.

Gláucia Gomes de Oliveira Aguiar, Presidente da Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais – AMPARE.

Sala M 10 – “O Trabalho com Famílias no Sistema Único de Assistência Social”

Liana Fortunato Costa – Pesquisadora e Professora-pesquisadora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Psicóloga, Terapeuta Conjugal e de Família, Psicodramista, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.

19h30 – Encerramento.

14 de outubro de 2011 – SEXTA-FEIRA

9h30 – Painel Temático:

Sala M 9: “A importância do Vínculo no Cuidado de Crianças e Adolescentes”.

Dirce Barroso França – Presidente do Instituto Berço da Cidadania. Psicóloga, psicanalista e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília-

Representante do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA.

Adriana Pinheiro Carvalho – Coordenadora de Proteção Social Especial/SEDEST.

12h – Almoço.

14h – Plenária Final.

Apresentação, apreciação e deliberação de propostas da IX Conferência Assistência Social do Distrito Federal.

Escolha de delegados para a VIII Conferência Nacional de Assistência Social.

18h – Encerramento.