Brasília está na disputa com outras cinco cidades para receber uma das novas unidades que a Foxconn instalará no país

" /> Brasília está na disputa com outras cinco cidades para receber uma das novas unidades que a Foxconn instalará no país

">

14/10/2011 às 03:00

DF pode receber fábrica de tablets

Brasília está na disputa com outras cinco cidades para receber uma das novas unidades que a Foxconn instalará no país

Por

    Da Agência Brasília, com informações da Agência Brasil

    O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, e o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Cristiano Araújo, estiveram reunidos nesta quinta-feira (13/10) com o presidente da Foxconn, Terry Gou, em Brasília. A empresa taiuanesa fabrica telas sensíveis ao toque para aparelhos de alta tecnologia e anunciou investimentos de US$ 12 milhões no país, no período de quatro a seis anos. Serão construídas duas novas unidades no Brasil e uma delas pode ser no DF, no Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD).

    “Foi uma primeira conversa e o presidente da Foxconn manifestou desejo em continuar conversando. A verdadeira vocação da empresa é vir para Brasília”, resumiu o governador Tadeu Filippelli, lembrando que, apesar de a companhia já ter unidades em outros estados, o Distrito Federal se destaca, em função da formação de mão de obra especializada.

    Além do DF, outras cinco unidades da Federação estão na disputa para abrigar uma fábrica. Durante a reunião, na casa do senador Gim Argello, foram discutidas questões como a oferta de infraestrutura e de mão de obra capacitada. A primeira, das duas plantas a serem construídas, terá 1,5km² de área.

    Para Cristiano Araújo, o Governo do Distrito Federal tem condições de atender às demandas dos empresários. “Brasília passa por uma fase de transformação, com o PTCD prestes a ser lançado. Os executivos acharam ótima a ideia de aliar nosso desenvolvimento tecnológico e econômico ao fato de estarmos próximos do Poder, onde as decisões são tomadas”, afirmou.

    Ainda de acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, o presidente da Foxconn gostou de saber da vocação da capital do país para o segmento industrial baseado no uso de fontes limpas de energia. Os visitantes querem voltar a Brasília até o fim de novembro, para dar continuidade ás negociações.

    Alta tecnologia – As telas touchscreen, sensíveis ao toque, são os componentes mais sofisticados de aparelhos como smartphones, televisores e tablets. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, que anteriormente também se encontrou com os executivos da Foxconn, junto com a presidenta Dilma Rousseff, destacou que atualmente apenas três países – China, Coreia e Japão – produzem esse tipo de tela. Para ele, o fato merece destaque porque o Brasil seria o primeiro país do Ocidente a abrigar uma fábrica de produção de telas de toque sensível.
    
    Foxconn – Líder mundial de mercado no segmento de componentes eletrônicos, a Foxconn tem sede em Taipei (Taiwan), e já possui quatro unidades em operação no Brasil. Até dezembro, implantará mais uma na cidade de Jundiaí (São Paulo), onde serão produzidos iPhones e iPads. Em todo o mundo, a corporação possui mais de 1 milhão de funcionários – 6 mil deles no Brasil. A empresa é responsável por 6% das exportações da China, nos últimos oito anos, movimentando anualmente US$ 56 bilhões.