Governo do Distrito Federal (GDF) preparou programação especial para aniversário da cidade, comemorado hoje

" /> Governo do Distrito Federal (GDF) preparou programação especial para aniversário da cidade, comemorado hoje

">

25/10/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Paranoá festeja 54 anos

Governo do Distrito Federal (GDF) preparou programação especial para aniversário da cidade, comemorado hoje

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma programação especial para comemorar os 54 anos do Paranoá, completados hoje. As festividades incluíram a reinauguração da Praça Central, um desfile cívico e o corte de um bolo de 54 metros. Até o dia 30, serão realizados shows musicais, um torneio de caratê e inaugurada a nova quadra de esportes da quadra 30, recém-revitalizada.

Segundo o administrador da cidade, Carlos Antoneto de Souza Lima, mais conhecido como professor Garibel, vários projetos de cunho social vêm sendo realizados na cidade. Um dos principais é o Paranoá e os esportes contra as drogas e evasão escolar. “Neste projeto, são atendidas 600 crianças entre oito e 17 anos, em cinco escolinhas, nas modalidades judô, basquete, futsal, kung fu e vôlei. Nós fornecemos todo o material e o uniforme para as crianças”, afirmou. A meta é ampliar as vagas para 1,2 mil.

Outro projeto importante é a Feira cultural, realizada todos os meses. O projeto reúne artistas locais, que apresentam suas obras em uma exposição montada na Praça Central, que contempla poesia, música e artesanato. Já no programa Ginástica nas Quadras, são oferecidas, uma vez por semana, em praças ou quadras de esporte da cidade, atividades de ginástica com foco na terceira idade.

 
Também merece destaque o projeto Varal Cultural, que inclui a reforma de 31 paradas da cidade, que serão grafitadas por artistas e receberão livros, que poderão ser levados para casa e devolvidos depois. A primeira parada com novo visual foi a da quadra 21, na qual, em média, 15 livros são levados por dia pela população. São parceiros na iniciativa o projeto Picasso não Pichava e o açougue cultural T-Bone.
 
Realizações em 2011
Entre as ações realizadas este ano no Paranoá estão a construção de dois parques infantis e de dois kits de malhação e a revitalização e a recuperação da Praça Central, do balão da barragem, da grama do estádio e da pista de skate. Além disso, foram atendidos 617 pedidos de recolhimento de entulho, terraplanagem, limpeza de bocas de lobo e serviços diversos de manutenção.
 
As obras previstas para serem iniciadas neste ano são a cobertura de cinco quadras poliesportivas de escolas; a revitalização do Parque Urbano e Vivencial do Paranoá; a reforma do ginásio de esportes; a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de uma Escola Técnica Federal, de um segundo campo de esportes sintético na cidade, de um galpão cultural na antiga feira e de um Centro de Atendimento do Samu, ao lado do Campo Sintético, na quadra 34. Também será construída a ponte do Boqueirão, reivindicação antiga da comunidade.
 
Universidade
O Paranoá ganhará duas salas equipadas com computadores para dar início ao programa Universidade Aberta do Brasil e aos cursos do Qualificopa, promovidos pela Secretaria de Trabalho. A Universidade do Brasil é uma instituição pública ligada ao Ministério da Educação e oferece diversos cursos superiores à distância. A licitação para o início das obras será realizada ainda este mês.
 
Na área de saúde, foram distribuídos cerca de 100 mil panfletos sobre os cuidados para prevenção da dengue, resultando em uma redução de 87% dos casos. Além disso, houve limpeza e outros cuidados promovidos pela força-tarefa Cidade Limpa, que envolve a Administração Regional, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbano (SLU), entre outros órgãos do GDF. Já no quesito segurança, a delegacia do Paranoá recebeu novos policiais e cinco novas viaturas.
 
Conferências
A população do Paranoá, em 2011, já participou de várias conferências promovidas pelos diversos órgãos do GDF. Entre elas estão as conferências da Cultura, da Juventude, da Mulher, da Segurança Alimentar, das Cidades, da Saúde, do Serviço Social e do Orçamento Participativo.
 
Serviço
Informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo telefone 3369-9014 ou pelo site www.paranoa.df.gov.br.