Comitê Olímpico Brasileiro está vistoriando futuros centros de treinamento das Olimpíadas 2016. Secretaria de Esporte indicou cinco instalações para servirem de treinamento dos Pré-Jogos: Parque Aquático da Secretaria de Esporte, Ginásio Nilson Nelson, Lago Paranoá, Autódromo Internacional e Clube de Golfe.

" /> Comitê Olímpico Brasileiro está vistoriando futuros centros de treinamento das Olimpíadas 2016. Secretaria de Esporte indicou cinco instalações para servirem de treinamento dos Pré-Jogos: Parque Aquático da Secretaria de Esporte, Ginásio Nilson Nelson, Lago Paranoá, Autódromo Internacional e Clube de Golfe.

">

31/10/2011 às 03:00

COB visita Brasília

Comitê Olímpico Brasileiro está vistoriando futuros centros de treinamento das Olimpíadas 2016. Secretaria de Esporte indicou cinco instalações para servirem de treinamento dos Pré-Jogos: Parque Aquático da Secretaria de Esporte, Ginásio Nilson Nelson, Lago Paranoá, Autódromo Internacional e Clube de Golfe.

Por


. Foto: Divulgação

Da Redação, com informações da Secretaria de Esporte

Depois de ser anunciada como sede da abertura da Copa das Confederações de 2013 e como uma das cidades que mais receberá jogos durante a Copa do Mundo de 2014, Brasília se prepara para as Olimpíadas de 2016. A cidade recebe hoje (31/10) e amanhã (1º/11) representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que visitarão as instalações esportivas e locais indicados pela Secretaria de Esporte para serem usados em treinos dos pré-jogos das Olimpíadas e das Paraolimpíadas.

“Brasília entra definitivamente no calendário internacional de grandes eventos esportivos, que são potencializadores do desenvolvimento social e econômico da nossa capital. Além de abrirmos a Copa das Confederações e termos enorme destaque na Copa de 2014, receberemos a Copa América e partidas de futebol das Olimpíadas do Rio de Janeiro, onde também funcionaremos como centro de treinamento. Além disso, somos fortes candidatos a sediar a Universíade”, destaca o governador Agnelo Queiroz. “A confirmação de nossa cidade como palco de tantas competições é um reconhecimento ao nosso compromisso de pensar Brasília para os próximos 50 anos. A prioridade deste governo, com todos os investimentos realizados, é o legado que ficará para a população”, acrescenta.

O COB está fazendo o levantamento de espaços em todo o Brasil para a realização de jogos e treinamentos antes da competição. Muitos atletas, principalmente os que vêm de países mais distantes e frios, deverão chegar com maior antecedência para adaptação ao clima, com o objetivo de manter o mesmo rendimento que em seus locais de origem. A delegação da Austrália já se antecipou e no último domingo (30/10) visitou uma série de instalações da cidade para escolher onde seus atletas treinarão.

Na inspeção que começou na tarde desta segunda-feira, o COB designou especialistas para fazer uma avaliação técnica dos locais apresentados. A Secretaria de Esporte indicou cinco instalações para servirem de treinamento dos Pré-Jogos: Parque Aquático da Secretaria de Esporte, Ginásio Nilson Nelson, Lago Paranoá, Autódromo Internacional e Clube de Golfe.  Esse último foi dispensado da vistoria, por já ser reconhecido oficialmente como um dos melhores do país. O autódromo também já foi pré-aprovado. Outros locais inspecionados são os clubes Asbac e Naval, que servirão de local de treino para as modalidades a serem disputadas no Lago Paranoá.

“Foi uma visita extremamente técnica. Mas eles demonstraram interesse por algumas instalações técnicas, especialmente o Ginásio Nilson Nelson, que está pronto para receber eventos internacionais, e pelas facilidades de nossa capital com relação à mobilidade urbana. A expectativa para amanhã é a vista ao Lago Paranoá, uma das grandes riquezas de Brasília”, disse o secretário de Esporte do DF, Célio Renê.

Seleção

O processo de seleção das sedes dos pré-jogos foi aberto no início do ano pelo COB.  Na primeira fase, as cidades interessadas fizeram a inscrição sugerindo os locais dos treinamentos. Mais de 550 instalações esportivas foram cadastradas, das quais 364 enviaram os formulários descritivos e serão avaliadas. Ao todo, 131 municípios de 20 estados das cinco regiões do Brasil estão cadastrados.

Em seguida, os representantes das cidades participaram de um seminário do COB, no Rio de Janeiro, para conhecer mais sobre o processo. O Comitê Olímpico está avaliando todos os projetos com vistorias nas cidades até 11 de novembro. No dia 25, o COB encaminhará relatórios para as cidades, com orientações sobre os projetos e as mudanças necessárias para atender aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais Olímpica e Paraolímpica. O processo será finalizado em janeiro de 2012, com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento. As sedes escolhidas constarão no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, que será lançado nos Jogos Olímpicos de Londres, também em 2012.

A participação de Brasília como uma das sedes dos pré-jogos faz parte da política do Governo do Distrito Federal (GDF) de mostrar que a cidade é também a capital do esporte. Além de receber a abertura da Copa das Confederações e sete jogos da Copa 2014, a capital federal também está na disputa para sediar a Universíade (jogos universitários) em 2017.

Modalidades – Os locais sugeridos para os treinamentos serão usados por atletas das seguintes modalidades esportivas:

– Autódromo: ciclismo, triatlo e maratonas.

– Ginásio Nilson Nelson: modalidades de quadras, como basquete, futsal, handebol e vôlei.

– Lago Paranoá: práticas de canoagem, iatismo, triatlo e vela.

– Parque Aquático: treinamentos de natação, nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais.