Autoridades prestigiam troca da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes. Cerimônia organizada pelo GDF teve como grande surpresa o desfile de estudantes do Colégio Militar

" /> Autoridades prestigiam troca da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes. Cerimônia organizada pelo GDF teve como grande surpresa o desfile de estudantes do Colégio Militar

">

06/11/2011 às 03:00

Troca da bandeira

Autoridades prestigiam troca da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes. Cerimônia organizada pelo GDF teve como grande surpresa o desfile de estudantes do Colégio Militar

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O desfile de três destacamentos de alunos do Colégio Militar Dom Pedro II foi a grande surpresa da solenidade de troca da bandeira da Praça dos Três Poderes, neste domingo (6/11). Entre as autoridades presentes, estavam o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli; o Comandante Militar do Palácio do Planalto, general Araquem de Albuquerque; o chefe da Casa Militar do DF, coronel Rogério Leão, e os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), coronel Márcio de Souza Matos, e da Polícia Militar do DF, coronel Paulo Roberto Rosback.

“É um evento fantástico”, declarou o vice-governador Tadeu Filippelli. Ele relacionou o patriotismo da cerimônia à conjuntura brasileira. “Não imaginava que viveríamos um momento tão mágico no país. Somos a sétima economia do mundo e estamos avançando, o que nos permite combater as desigualdades que nos entristecem. Então, é um momento de cultivarmos essa liturgia em torno dos nossos símbolos”, completou.

Filippelli lembrou ainda que a troca da bandeira faz parte do roteiro turístico da capital federal. “Temos de valorizar essa vocação de Brasília para o turismo cívico.”

A cerimônia deste domingo foi realizada pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Corpo de Bombeiros, que levou aproximadamente 300 militares e 350 estudantes – desde a educação infantil até o ensino médio – ao desfile cívico. A solenidade militar foi encerrada com uma simulação de resgate com uso do helicóptero do CBMDF.

Troca da bandeira – A Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes tem área de 186m² e fica hasteada a 100 metros de altura. De acordo com uma lei de 1971, ela deve ser trocada no primeiro domingo de cada mês, sendo que em novembro ocorre, excepcionalmente, uma segunda substituição, em comemoração ao Dia da Bandeira (19 de novembro).

00016439