Parceria entre GDF e governo federal permitirá a construção de cinco novos museus em Brasília. Esse será o grande legado cultural da Copa do Mundo de 2014

" /> Parceria entre GDF e governo federal permitirá a construção de cinco novos museus em Brasília. Esse será o grande legado cultural da Copa do Mundo de 2014

">

07/11/2011 às 03:00

Esplanada dos Museus

Parceria entre GDF e governo federal permitirá a construção de cinco novos museus em Brasília. Esse será o grande legado cultural da Copa do Mundo de 2014

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se reuniu no começo da noite desta segunda-feira (7/11) com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Cultura (MinC) e contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além dos secretários de Cultura e de Turismo do DF.

O governo federal apresentou o programa Esplanada dos Museus, que consistirá no legado cultural da Copa do Mundo de 2014. Todas as cidades-sede terão seus equipamentos de cultura revitalizados, mas somente Brasília, por ser capital da República, ganhará novos locais. Até 2014, a cidade ganha dois novos museus. Na sequência, mais três serão erguidos na capital. Todos terão gestão compartilhada entre os governos federal e do Distrito Federal (GDF).

“Brasília tem uma grande agenda de eventos até 2017 e o campo cultural precisa refletir isso. O GDF e o governo federal estão em sintonia para desenvolver um trabalho perfeitamente harmônico”, destacou o governador Agnelo Queiroz. Para ele, é preciso mais iniciativas como essa em outras áreas do conhecimento.

O programa prevê a construção dos museus dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural. As obras seguirão o padrão arquitetônico do projeto urbanístico da capital e contarão com salas de exposição e de concertos, livraria, restaurante e estacionamento subterrâneo. A parceria estabelece que o GDF fornecerá os terrenos, enquanto o MinC será responsável pela captação de recursos e pelo estabelecimento de parcerias para a construção das unidades.

“O governo federal quer expandir o cardápio cultural nos locais que receberão a Copa do Mundo”, afirmou o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior. “Para Brasília, vamos garantir um olhar diferenciado, porque a cidade é a memória do país, a síntese da nossa diversidade biológica, cultural e regional”, completou.

O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, informou que, além dos cinco novos museus, a gestão do Museu da República também poderá ser compartilhada. “Estamos negociando essa parceria, que permitirá que obras venham de outros estados para serem exibidas no Distrito Federal”, explicou.

Já o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, lembrou que, entre a Casa Branca (sede do Poder Executivo dos Estados Unidos) e o Capitólio (sede do Legislativo), existem 27 museus que contam a história daquela nação. “É um bom exemplo, que devemos seguir”, declarou. Neves comentou ainda que um dos integrantes da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu), que visitou Brasília no último fim de semana, comentou que os museus de Barcelona (Espanha) foram os pontos turísticos mais visitados quando a cidade recebeu os Jogos Olímpicos de 1992.

Etapas – A partir de agora, GDF e Ministério da Cultura passam a estudar os espaços, de propriedade do Executivo local, que poderão receber as cinco unidades. O Iphan será consultado a se manifestar sobre a viabilidade do empreendimento em cada ponto: o que deve acelerar todo o processo de construção. O ministério também se responsabilizou por identificar os acervos disponíveis em órgãos públicos e autarquias da capital – como Palácio do Itamaraty e bancos do Brasil e Central – que possam ser incorporados ou emprestados para exposições itinerantes nos novos espaços.

Assim que esses primeiros levantamentos estiverem concluídos, o governador Agnelo Queiroz e a ministra Ana de Hollanda apresentarão o projeto à presidenta Dilma Rousseff, a principal incentivadora do projeto de legado cultural às cidades sede da Copa de 2014.