Marco para o país, começa hoje o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística. O torneio é realizado pela primeira vez no Brasil

" /> Marco para o país, começa hoje o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística. O torneio é realizado pela primeira vez no Brasil

">

14/11/2011 às 16:30

Brasília entra para história da Patinação Artística mundial

Marco para o país, começa hoje o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística. O torneio é realizado pela primeira vez no Brasil

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

Começou nesta segunda-feira (14/11), e vai até o dia 27 de novembro, o 56º Campeonato Mundial de Patinação, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Durante duas semanas, os melhores atletas do mundo estarão na cidade para a disputa do torneio, que é realizado pela primeira vez no Brasil. Cerca de 1.100 atletas das categorias Júnior (até 19 anos) e Sênior (a partir de 20 anos) competem nas modalidades Figura Obrigatória, Solo Dance, Dança Livre e Livre. A abertura oficial acontece nesta terça-feira às 19 horas, com a apresentação das equipes e de 195 atletas do Distrito Federal, com idade a partir de cinco anos.

Segundo o presidente da Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação, Lúcio Resende, “Brasília vem se posicionando como um polo de eventos esportivos no Brasil. A cidade agora está se candidatando a Universíade e aguarda vários outros eventos que estão ai por vir. O mundial de patinação artística é um desses eventos, que trazem à população de Brasília a oportunidade de assistir esportes diferentes”.

Lúcio Resende explica que a pista adotada pela federação preenche os requisitos internacionais, dentro das especificações mais modernas que existem no mundo. “Todos os patinadores que entraram na pista saíram elogiando, dizendo que a pista está muito boa e nós, com certeza, teremos um bom espetáculo nesses 15 dias de competição”.

Na manhã desta segunda-feira os atletas participaram do reconhecimento da pista e elogiaram a estrutura montada pela Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação e pelo Governo do Distrito Federal.

As representantes da comissão de patinação do Paraguai, Delma Rodriguez e Marta Arias, aprovaram a pista, que segundo elas está muito bonita. “A pista é muito linda, muito cômoda. Já participamos de mundiais na Argentina, em 2003, e na Itália, em 2005 e a estrutura daqui é muito boa”, afirmou Marta Arias.

De acordo com a técnica de patinação e co-organizadora da competição, Fabiane Knak, a vinda do Mundial de Patinação para Brasília é um marco para o Brasil. Para ela, a cidade está se esforçando para que tudo ocorra de acordo com o previsto, já que esta é a primeira vez que o evento ocorre aqui.

Grandes competidores

A competição é realizada anualmente e está em sua 56ª edição. A expectativa é que os 76 brasileiros consigam bons resultados na disputa contra atletas de outros países, como Itália, Espanha, Estados Unidos, Argentina e Alemanha.

Entre as grandes esperanças de resultados positivos para o país estão a brasiliense Thatiana Resende, Gustavo Casado, Talitha Haas, bronze no Panamericano disputado em Guadalajara, e o tricampeão Panamericano da modalidade Marcel Stümer, considerado o grande nome do esporte na atualidade no Brasil.

SERVIÇO:

56º Mundial de Patinação Artística

De 14 a 27 de novembro, sempre às 14h, no Ginásio Nilson Nelson.

A entrada é gratuita.