Japoneses produzem documentário sobre Brasília e destacam a capital como uma das mais modernas do mundo

" /> Japoneses produzem documentário sobre Brasília e destacam a capital como uma das mais modernas do mundo

">

15/11/2011 às 16:45

Brasília na imprensa internacional

 

Japoneses produzem documentário sobre Brasília e destacam a capital como uma das mais modernas do mundo

Por

Dalila Góes, da Agência Brasília

A história, a arquitetura, a construção e o desenvolvimento de Brasília nos últimos 50 anos chamaram a atenção da Tokyo Broadcasting System (http://www.tbs.co.jp/) (TBS), a mais importante emissora de televisão do Japão. Na última semana, uma equipe da tevê esteve na cidade para produzir um documentário sobre a capital do país. O resultado poderá ser visto na primeira semana de fevereiro no programa The World Heritage (http://whc.unesco.org/en/partners/328) (As Heranças do Mundo), co-produzido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No roteiro dos japoneses, a Catedral Metropolitana de Brasília, a Torre de Televisão, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Museu da República, a Torre de TV Digital, e também os palácios do Itamaraty, do Planalto e da Alvorada. Além dos prédios oficiais, a equipe retratou o cotidiano do brasiliense nas quadras do Plano Piloto, e também de turistas em cerimônias como a Troca da Bandeira e a Troca da Guarda Presidencial.

“Queremos mostrar o processo de evolução da cidade desde a construção até os dias de hoje. Reunimos documentos, fotografias, imagens históricas e também acompanhamos a rotina de alguns brasilienses. Fomos muito bem recebidos”, agradeceu a produtora Naoko Takahashi. Todo o material produzido é de responsabilidade da produtora Wasabi e conta o apoio da Unesco, da Agência Nacional do Cinema e do Governo do Distrito Federal.

Mas não é a primeira vez que os estrangeiros se encantam com a Capital Federal. Recentemente o The New York Times, um dos mais influentes jornais dos Estados Unidos, publicou onze dicas preciosas para 36 horas em Brasília (http://travel.nytimes.com/2011/11/06/travel/36-hours-in-brasilia-brazil.html?src=tp&smid=fb-share). Com jantar à moda nordestina, bastante música e todo o roteiro cívico e também arquitetônico, Brasília é destaque como uma ótima alternativa de turismo dentro do Brasil.