Exposição En´Cantos do Brasil, do artista alemão Heinz Budweg, fica em exposição no Salão Branco do Palácio do Buriti até 9 de dezembro

" /> Exposição En´Cantos do Brasil, do artista alemão Heinz Budweg, fica em exposição no Salão Branco do Palácio do Buriti até 9 de dezembro

">

16/11/2011 às 17:09

Arte em tela

Exposição En´Cantos do Brasil, do artista alemão Heinz Budweg, fica em exposição no Salão Branco do Palácio do Buriti até 9 de dezembro

Por

Da Agência Brasília, com informações da Embaixada da Alemanha

O Governo do Distrito Federal (GDF), a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (ABACH) e a Embaixada da Alemanha trazem para Brasília a exposição En´Cantos do Brasil, do artista plástico alemão Heinz Budweg. O vernissage de abertura está marcado para esta sexta-feira (18/11), a partir das 19h, no Salão Branco do Palácio do Buriti. As obras já estão expostas no local.

Na exposição, Heinz Budweg faz uma declaração de amor ao Brasil e aos índios. Nascido em Berlim durante a 2ª Guerra Mundial, o artista chegou ao Brasil com 13 anos e, desde que começou a pintar, elegeu as belezas naturais e a cultura do país como suas principais fontes de inspiração. Apesar de ser formado em engenharia elétrica e ter a publicidade como principal fonte de renda, Heinz Budweg acredita na pintura como sua melhor forma de comunicação. “Não é decoração, é uma coisa muito maior, que abrange cultura, moda de vida, cores e história”, reflete o artista sobre o seu próprio trabalho.

Aos 16 anos, o jovem partiu para a sua primeira viagem pelo país, percorrendo mais de 450 mil quilômetros. A maioria do trajeto foi feita em uma Kombi adaptada como atelier-móvel. Pelos caminhos, o artista montou um acervo incrível de croquis, fotos, filmes, material arqueológico e etnográfico.

A primeira exposição do artista ocorreu oito anos depois, a convite do então empresário Assis Chateaubriand no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Como ilustrador, ganhou o prêmio Jabuti, um dos mais importantes do Brasil, pelo trabalho feito para a série de livros infantis Lendas Brasileiras, editada em 1974.

Em 1999, elaborou a História Ilustrada dos Alemães no Brasil, exibida na Feira Mundial de Hannover, na Alemanha, com 30 quadros de sua autoria. Mais tarde, Budweg criou um painel intitulado Os alemães no Brasil, por ocasião da visita do ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder ao país, em 2002. Atualmente, o atelier do artista fica em São Roque, a 50 quilômetros de São Paulo, e é conhecido como Santuário das Artes, em plena Mata Atlântica.

SERVIÇO

En´Cantos do Brasil

Até 9 de dezembro de 2011 – diariamente das 9h às 17h

Local: Salão Branco do Palácio do Buriti, térreo

Entrada Franca